0:00
0:00

Trump joga apenas para sua plateia e é um dos mais rejeitados em 70 anos

  • Por Caio Blinder/Jovem Pan
  • 17/07/2017 06h02
EFE/Olivier DoulieryTrump mal governa do jeito que está

Donald Trump continua ganhando, é um campeão. Ele atinge a marca do mais baixo índice de aprovação de um presidente americano com seis meses de governo em 70 anos. Isto na pesquisa ABC News/Washington Post, feita desde que Harry Truman governava o país. Previsível, o arauto das fake news, bradou: fake news.

Apenas 36% dos americanos aprovam o desempenho do presidente, seis pontos abaixo do que ele obteve na marca de 100 dias de governo na mesma pesquisa, enquanto 58% o desaprovam.

Há outras notícias negativas, como os 2/3 dos americanos que consideram inapropriado que o filhote do presidente, Donald Júnior, tenha se encontrado com russos durante a campanha eleitoral para conseguir material sujo sobre Hillary Clinton e, pior ainda: na mesma faixa dos 2/3, os americanos acreditam que a assessoria do então candidato republicano ajudou Vladimir Putin.

Trump realizou duas viagens à Europa nas últimas semanas e na avaliação da opinião pública americana ele é um desastre: apenas 27% dizem que com ele a liderança global americana se fortaleceu, enquanto para metade houve um enfraquecimento.

Em princípio, há notícias mais animadoras para Trump em uma outra pesquisa também divulgada no domingo, esta do Wall Street Journal e rede de televisão NBC. Sua base eleitoral ainda está com ele, apesar da falta de grandes conquistas legislativas e do aprofundamento das investigações sobre possível conluio entre sua campanha e os russos.

Esta pesquisa mostra que nos distritos em que Trump venceu em novembro passado, 50% aprovam seu desempenho, enquanto 46% desaprovam. Um consolo registrado para o presidente, vamos às ressalvas: Trump preserva um firme apoio nos distritos em que sua vitória foi avassaladora em novembro passado. No entanto, ele se enfraqueceu em distritos em que venceu, mas que oscilam de eleição em eleição.

E outro sinal de alerta: naquela pesquisa Washington Post/TV ABC, a taxa de aprovação de Trump entre eleitores independentes é de apenas 32%. Resta ver se esta insatisfação do eleitorado independente irá se traduzir em votos para os democratas nas eleições para o Congresso em 2018.

Trump mal governa do jeito que está. Joga apenas para sua plateia. O show não pode continuar assim.