A liberdade individual e a necessidade de ler Milton Friedman

  • Por Jovem Pan
  • 24/01/2017 07h41
Reprodução Obra Livre para Escolher

Hoje o noticiário está pesado, aborrecido. Por isso vou ler uma reflexão sobre liberdade e economia do grande Milton Friedman, Nobel de Economia:

“Onde quer que encontremos uma grande parcela de liberdade individual, alguma dose de progresso no conforto material à disposição dos cidadãos comuns e uma esperança generalizada de mais progresso no futuro, lá veremos também que a atividade econômica está organizada principalmente com base na economia de mercado…

…Onde quer que o Estado assuma o controle detalhado das atividades econômicas de seus cidadãos, ou seja, onde quer que reine o planejamento econômico central detalhado, lá os cidadãos comuns estão com algemas políticas, têm um baixo padrão de vida e pouco poder para controlar seu próprio destino. O Estado pode prosperar e produzir monumentos impressionantes…

…Classes privilegiadas podem usufruir plenamente do conforto material. Mas os cidadãos comuns são instrumentos a serem usados para os propósitos do Estado, recebendo nada além do necessário para serem mantidos dóceis e razoavelmente produtivos”

É preciso ler Milton Friedman.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.