Durante tratamento do câncer, também é preciso atentar para a alimentação saudável

  • Por Jovem Pan
  • 07/07/2017 07h58 - Atualizado em 07/07/2017 08h00
Divulgação A dieta nutricional prescrita para o paciente será adequada a cada fase do tratamento

Já comentei aqui sobre a importância de se ter uma dieta saudável para a prevenção de doenças. Durante o tratamento do câncer, a alimentação adequada também é muito importante.

A dieta nutricional prescrita para o paciente será adequada a cada fase do tratamento. A alimentação também ajudará a amenizar alguns efeitos colaterais.

Um paciente que faz radioterapia poderá ter, dependendo da área que está sendo radiada, problemas intestinais. Se o paciente tiver diarreia, ele deve evitar alimentos integrais, casca de frutas, leite de vaca e derivados. Já se se tiver constipação, deve aumentar o consumo de fibras.

Na quimioterapia, além de problemas intestinais outros efeitos podem ocorrer como inapetência, náusea, vómito e mucosite, que é a inflamação que pode levar a lesões na língua e boca.

A imunidade do paciente também cai. Por isso, os pacientes não devem comer carne crua, sushi, e tudo o que pode ter algum tipo de bactéria para evitar complicações, como diarreia.

A hidratação também é fundamental. Bolachas, torradas, sorvete e gelo ajudam a controlar o enjoo.

Quando a doença está avançada, o paciente pode ter anemia. Nesse caso, ele deverá fazer uma dieta com ferro. O mesmo deve ser feito no pós-operatório se o paciente perder muito sangue na cirurgia.

Somos o Instituto Vencer o Câncer. Estamos juntos com você nessa luta. Acesse o nosso site: vencerocancer.org.br

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.