0:00
0:00

Problemas na boca podem aparecer durante quimioterapia e radioterapia

  • Por Jovem Pan
  • 11/08/2017 07h55
Marcos Santos/USP ImagensMarcos Santos/USP ImagensA higiene bucal deve ser feita regularmente com escovas macias para evitar machucados

Problemas na boca podem aparecer em pacientes que fazem quimioterapia, radioterapia ou se recuperam de um transplante de medula óssea.

Podem surgir na boca: mucosite oral, caracterizada por feridas na cavidade oral; xerostomia, que é a secura excessiva da boca; cárie de radiação que pode surgir por causa da má higiene; infecções oportunistas que podem aparecer por causa da baixa imunidade; sangramento bucal; e perda de paladar. A perda de dentes não é comum, mas pode acontecer se o paciente não fizer a higiene bucal corretamente.

Para amenizar e tratar esses problemas, é fundamental que o paciente tenha um acompanhamento odontológico durante o tratamento do câncer. O profissional definirá o tratamento para cada efeito que surgir.

A higiene bucal deve ser feita regularmente com escovas macias para evitar machucados. O uso de aparelhos ortodônticos deve ser suspenso durante o tratamento para evitar sangramentos.

Somos o Instituto Vencer o Câncer. Estamos juntos com você nessa luta. Acesse o nosso site: vencerocancer.org.br