0:00
0:00

Tratamento Fora do Domicílio é garantido aos pacientes que são tratados pelo SUS

  • Por Jovem Pan
  • 13/09/2017 10h16
Agência Brasil/Marcello Casal Jr.O Tratamento consiste em uma ajuda de custo para transporte, além do agendamento pelo SUS de consultas e tratamento em outra cidade

Hoje eu vou falar um pouco sobre direitos do paciente com câncer. Infelizmente, ainda há regiões que não oferecem condições de tratamento. Por isso, muitos pacientes acabam indo para outras cidades.

O chamado Tratamento Fora do Domicílio é garantido aos pacientes que são tratados pelo Sistema Único de Saúde e consiste em uma ajuda de custo para transporte, além do agendamento pelo SUS de consultas e tratamento em outra cidade. A distância entre a cidade onde o paciente mora e o município onde fará o tratamento tem que ser superior a 50 quilômetros. O Tratamento Fora do Domicílio é oferecido de acordo com a disponibilidade de orçamento de cada município e o valor do benefício também pode variar de uma cidade para outra.

Para conseguir o benefício, é preciso que um médico do SUS avalie a necessidade dele. Em caso afirmativo, o pedido deverá ser encaminhado para as autoridades de saúde da cidade do paciente.