Dilma enfrenta oposição no PMDB e dentro do próprio PT

  • Por Jovem Pan
  • 03/04/2015 14h56

Renan Calheiros e Eduardo Cunha Montagem com Pedro Ladeira/Folhapress e Antonio Cruz/Agência Brasil Renan Calheiros e Eduardo Cunha

Fernando Rodrigues, comentarista político direto de Brasília, analisou dois assuntos nesta sexta-feira (03): a disputa que a presidente Dilma Rousseff tem tido com o PMDB no Congresso e a resistência que ela tem tido dentro do próprio partido para estabelecer sua reforma fiscal.

As iniciativas da presidente tiveram quase enhum efeito até agora. A presidente e seus aliados dizem que o PMDB precisa se entender entre eles para saberem o que querem, mas não funciona assim.

É errado entender que exista uma entidade única, orgânica, chamada PMDB. O que Dilma deveria ter feito lá atrás era chamar Eduardo Cunha e Renan Calheiros para fazer um acordo político.

Renan Calheiros tem muito pouco a ganhar daqui para frente e pouco a perder, é um franco atirador. Eduardo Cunha é ambicioso – quer alçar voos mais altos.

Documento do PMB, ala do PT, Partido que Muda o Brasil, mostrava muitas críticas ao ajuste fiscal, proposto com tanta ênfase pelo ministro da Fazenda Joaquim Levy.

Havia teses totalmente contrárias ao conceito expresso pela equipe econômica com o apoio de Dilma Rosseff. Essas teses serão apresentadas no próximo congresso do PT em junho. O ajuste estaria afetando muito mais os trabalhadores, alegam.

Ouça o comentário no áudio acima.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.