Números mostram que esta é a eleição mais acirrada dos últimos 20 anos

  • Por Jovem Pan - Brasília
  • 22/09/2014 11h14
OSASCO, SP, 01.09.2014: DEBATE-PRESIDENTE - Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSB) no debate entre os candidatos à presidência da República, realizado em parceria entre o SBT, UOL, Folha e Jovem Pan. O debate é realizado na sede do SBT em Osasco, na região metropolitana de São Paulo. (Foto: Eduardo Knapp/Folhapress) Eduardo Knapp/Folhapress Dilma Rousseff e Marina Silva

Com a disputa bem definida e acirrada, é possível dizer que essa é uma das mais disputadas de todas as eleições presidenciais?

Houve também a eleição de 1989, primeira direta a presidente após a Ditadura Militar, que mostrava incertezas até o último minuto.

Agora, a disputa de 2014 mostra um cenário totalmente aberto e é a mais disputada dos últimos 20 anos, desde 1994.

A essa altura da campanha nas eleições passadas recentes, sabia-se com muita clareza se haveria segundo turno e, neste caso, quem venceria o pleito.

Em 1994 e 1998, Fernando Henrique Cardoso levou no primeiro turno. Se tivesse havido a segunda etapa da campanha, FHC teria perto de 60% das intenções de voto, apontava as pesquisas.

Em 2002, 2006 e 2010, houve segundo turno, mas nessa altura do campeonato, havia uma nítida vantagem dos candidatos petistas. Lula tinha 56% de projeção nas disputas que lhe deram os dois mandatos. A própria Dilma, quatro anos atrás, tinha 57% da preferência eleitoral.

Hoje, porém, a presidente candidata à reeleição, tem 44% numa perspectiva de segundo turno, numericamente atrás de Marina Silva (46%), mas em empate técnico, de acordo com o Datafolha.

Essa é, portanto, uma das disputas presidenciais que mais oferecem possibilidades de desfecho em 20 anos.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.