Popularidade de Dilma se assemelha à de Lula em 2006

  • Por Jovem Pan - Brasília
  • 28/03/2014 11h22

A presidente e o ex-líder trataram da reforma ministerial prevista para o fim do mês

Divulgação/Ricardo Stuckert/Instituto Lula Lula volta a deixar crescer a barba em encontro com Dilma Rousseff

Uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira mostra que a taxa de popularidade da presidente Dilma Rousseff está em 36%. Com a margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, o valor é o mesmo que tinha Luiz Inácio Lula da Silva há exatos oito anos, em março de 2006 – 38%. Lula também concorria à reeleição à época.

Os contextos, porém, eram diferentes. Lula estava em ascensão. Era um período logo depois do mensalão, mas naquela época, o então presidente já dissociava sua imagem do escândalo. Naquele ano também a economia brasileira se mostrava robusta e o presidente, cujas políticas econômicas eram vistas com desconfiança em 2002, antes de ser eleito, manteve firme os pilares econômicos construídos e o Brasil crescia a 3,2% (2005) e 4% (2006).

Hoje, por outro lado, a economia brasileira parece estagnada, há sinais de inflação, e a popularidade de dilma está caindo em vez de aumentando, como foi no caso de Lula. Além disso, há o escândalo da Petrobras em Pasadena, que não se sabe ao certo ainda como afetará a aprovação da presidente.

Ou seja, apesar de números similares, o cenário hoje é muito mais desfavorável para Dilma do que era naquela época para Lula e a notícia da queda de popularidade não foi nada bem vinda no Palácio do Plabalto.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.