Em uma queda de braço, Dilma vence e quem perde é o contribuinte

  • Por Jovem Pan
  • 26/03/2015 19h58

Presidente Dilma Rousseff lança pacote anticorrupção EFE/Fernando Bizerra Jr. Presidente Dilma lança pacote anticorrupção e diz: "O Brasil de hoje combate a corrupção”

Pergunta: Neste novo cabo de força entre Dilma e o Congresso Nacional, quem tem razão? Falo da dívida entre os estados e municípios, e da mudança do método para seu cálculo. A Dilma perdeu a votação na Câmara.

Resposta: Parece natural que sempre que o Congresso enfrentar a Dilma e ganhar, o Congresso tem razão. Não é o caso quando se trata dessa lei que modifica, reforma, as condições de pai para filho – aliás, nem pai pra filho davam essas condições – na renegociação da dívida dos estados e municípios.

Na origem da história, a Dilma resolveu fazer uma “malandragenzinha”, resolveu ajudar seu amigo e ex-colega de ministério, o correligionário Fernando Haddad, Prefeito da cidade de São Paulo, dando um perdão, digamos, disfarçado, à grande dívida do município.

Acontece que, por maior que seja essa dívida, São Paulo não fechou para balanço, São Paulo não parou e era possível de… Aliás, não apenas não parou, como seu prefeito está enchendo a cidade de ciclovias até mesmo quando o juiz proíbe né?

Pois é, a Dilma errou quando fez a lei, mas, agora, diante das novas condições, com nova equipe econômica comprometida com a rigidez das contas públicas, o que aconteceu é isso: no tempo do Guido Mantega, ele só sabia bajular Dilma, agora apareceu um Ministro da Fazenda que sabe fazer conta e mostrou que a ajuda dela ao companheiro Haddad ia causar um problema nacional e, então, na regulamentação, praticamente vetou a lei.

Quer dizer, uma lambança feita na origem, mas corrigida a tempo pela Dilma. Ou seja, Dilma deu o recado de que o cofre foi arrombado, mas agora foi colocada uma trava nova nele. A Câmara votou e derrotou a Dilma nesse projeto e agora Dilma ameaça com o veto, e o Renan Calheiros já avisou que a última palavra é do Congresso e o veto dela pode ser derrubado.

Nesta queda de braço, a Dilma tem razão e a vítima é você, contribuinte. Que vai ficar financiando prefeito que não paga dívida e que não quer pagar nem nas melhores condições que se arrume para eles.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.