Escândalos de corrupção atingem diretamente o povo e não só os políticos

  • Por Jovem Pan
  • 26/05/2015 20h23
RIO DE JANEIRO,RJ,06/09/2014-PETROBRAS/SEDE/CENTRO DO RIO - Prédio da Petrobras no centro do Rio de Janeiro.(Foto: Marcelo Fonseca/Folhapress). Marcelo Fonseca/Folhapress Fachada Petrobras

Pergunta: Será que essa corrupção toda na Petrobras só prejudica grandes empreiteiros e grandes companhias? O brasileiro comum não é atingido por ela?

Resposta: Eu acho que um dos episódios marcantes na campanha eleitoral de 2014, é que a oposição não soube mostrar para o eleitor brasileiro as consequências diretas da corrupção na vida deles. E não é apenas o fato de que a corrupção tira dinheiro do estado, para construir mais creches.

Há também o prejuízo direto: numa reportagem de duas páginas, no jornal O Estado de S. Paulo, os repórter Alexia Salomão, que escreveu, e Alex Silva, que fotografou, trouxeram, sob o título de “Petrobras espalha prejuízos e desilusão”, um relato pungente sobre a situação dos afetados pela roubalheira nas refinarias planejadas para o nordeste. As refinarias Premium 1, no Maranhão, e Premium 2, no Pará, foram prometidas como solução do problema dos pobres daqueles estados. Nem sequer foram construídas.

A refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco, esta, pelo menos, foi realmente construída, apesar de ter sido a um preço absurdo. Os repórteres foram até lá e ouviram do secretário de desenvolvimento econômico de Pernambuco, Thiago Norões, que, ao menos, a Abreu e Lima foi construída, o que não vai acontecer com as outras refinarias. Entre mortos e feridos, só saímos feridos.

É uma constatação de cortar o coração, mas você precisa ver o resultado disso, não apenas para as construtoras e as empresas de metal mecânica, mas também para os pobres, as pequenas empresas e os trabalhadores. Foram atingidas locadoras de carros e de guindastes, pousadas, restaurantes.. É uma coisa absurda. E os trabalhadores.

Os operários da área metal mecânica cresceram, durante os oito anos de promessas do governo, 10% por ano, passaram de 18 mil para 28 mil em Pernambuco. No primeiro ano, depois da eclosão do escândalo, caiu 9%. É de chorar, é de cortar o coração.

E ainda vermos que ninguém fala nisso e ninguém comenta isso, como se o escândalo de corrupção fosse uma coisa que só interessasse aos políticos. Não. Atinge diretamente o povo, porque o governo foi lá, prometeu mundos e fundos, depois foi embora, nada foi pago, e ninguém foi lá explicar nada. Você ouviu alguma explicação sobre isso, por exemplo?

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.