Fernando e Carolina Pimentel e o escândalo em torno do casal

  • Por Jovem Pan
  • 29/06/2015 20h06
Reprodução Fernando Pimentel

Pergunta: Qual é a revelação mais importante que pode ser tirada da investigação que a PF está fazendo em torno do primeiro casal de Minas Gerais Fernando e Carolina Pimentel?

Resposta: Uma das reportagens mais importantes do fim de semana é “A jóia da coroa”, um perfil da primeira-dama de Minas, Carolina Oliveira, mulher do governador Fernando Pimentel, publicada na Folha de S.Paulo.

Essa reportagem de Daniela Lima e Bela Megali começa dizendo que a primeira-dama, até 2009, atuava como assessora de imprensa numa empresa de comunicação, e seu maior salário registrado até então era de 4.600 reais. Três anos depois, em 2012, dona da própria empresa, ela fechou um contrato que lhe rendia 75 mil reais por mês, e hoje é personagem central de uma trama de milhões que põe sobre suspeita o marido, o governador Fernando Pimentel.

Esse tipo de “o milagre da multiplicação do salário” é uma das melhores formas para entendermos a lógica da corrupção. O governador está bravo, esperneando, dizendo que a PF é autoritária.

Porque para a companheirada do PT é o seguinte: quando a PF investiga adversários, ela é cidadã, mas quando investiga os companheiros é arbitrária. Mas a Polícia está lá investigando e descobrindo coisas cabeludíssimas. Ninguém sobe um salário de 4.600 para 75 mil à toa.

Quando isso aconteceu, Fernando Pimentel ainda não era governador de Minas. Ele era ministro do Desenvolvimento, ou seja, o chefe do presidente do BNDES, que também está nas paradas por conta dos grandes contratos de construção que Odebrecht, Camargo Correa e outras empreiteiras passaram a ter no exterior, principalmente em Cuba, Angola e República Dominicana, com as bênçãos do “padrinho Lula de Caetés”.

Pois é, a história é realmente suspeitíssima e a melhor coisa a se fazer é investigar de cabo a rabo o BNDES, inclusive com a CPI que não querem constituir de jeito nenhum no Congresso. É claro que o governo não quer. Basta ver a história lá de Minas, um governador ligadíssimo à Dilma para entender por quê.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.