Oposição poderia trabalhar melhor e não contar sempre com Renan Calheiros

  • Por Jovem Pan
  • 05/03/2015 19h35
BRASÍLIA, DF - 01.02.2015: POSSE-SENADO - O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), durante cerimônia de posse dos novos senadores, plenário do Senado Federal, neste domingo. (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress) Pedro Ladeira/Folhapress Renan Calheiros reeleito presidente do Senado

Pergunta: Por que a resolução de devolver a medida provisória de desonerações, que o Renan Calheiros adotou, nesta terça-feira, fez tanto sucesso no plenário e no senado, principalmente com os senadores de oposição? Vale isso tudo?

Resposta: Não é a primeira vez que um presidente do Senado devolve uma medida provisória. Garibaldi Alves, que nunca foi conhecido pelo seu heroísmo já fez isso. Era também senador do PMDB. Pois é, mas agora, o atual presidente Renan Calheiros, devolveu a medida provisória que acaba com as desonerações na folha de pagamento, para retaliar o governo de Dilma e, com isso, obteve aplausos da oposição com direito à foto no jornal de Zé Gripino, Ronaldo Caiado, Mendoncinha, todo mundo aplaudindo.

Bom, o Renan Calheiros está chateado com Dilma por que ela afastou seu protegido Expedito Machado da Transpetro e, na substituição, não o ouviu. Por isso não foi ao jantar de Dilma com os companheiros do PMDB, e agora devolveu a MP. A devolução da MP é técnica, automática.

Somente assessoria jurídica absurdamente incompetende de Joaquim Levy e de Dilma poderia pensar numa medida provisória para mudar, criar e aumentar impostos. A lei não permite isso. Então é uma coisa automática. Agora, por causa disso, e não por isso, por que na verdade o Renan está apenas tentando conseguir o mesmo sucesso que o Eduardo Cunha está tendo ao ser independente em relação ao planalto, e não subservente com ele sempre foi, mas, por causa disso, a oposição está em festa com ele.

Aécio Neves disse: “Renan Calheiros agiu hoje como autêntico presidente do Congresso Nacional. Infeliz o país que o único poder toma a si a prerrogativa das leis.”. O líder Cássio Cunha Lima também aplaudiu. Olha, foi uma festa. Esse pessoal da oposição não gosta de trabalhar e entra no vácuo dos outros.

É aquela história do anarquista espanhol: “hay governo, soy contra”. Qualquer coisa que seja contra a Dilma eles aplaudem sem saber nem por quê. Acontece que o Renan Calheiros, se estiver mesmo pra ser investigado, vai ser protagonista de um processo da comissão de ética do Senado, e ele agradando esses senhores oposicionistas pode se sair melhor.

Agora, a oposição podia fazer coisa mais útil, trabalhar melhor, e não contar com alguém com quem você não vai poder contar sempre, que é o caso do Renan, que sempre, a qualquer atendimento do Planalto a um pedido dele, vai virar governista desde criança de novo.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.