A pressão que o PT faz em Cardozo é absurda

  • Por Jovem Pan
  • 04/07/2015 12h00
O Bom Dia Ministro recebe o ministro José Eduardo Cardozo, que fala sobre maioridade penal (José Cruz/Agência Brasil) José Cruz/Agência Brasil José Eduardo Cardozo no Bom Dia

É absurda a pressão que o PT, sob inspiração do Lula, tem feito sobre o ministro da justiça, José Eduardo Cardozo, acusando-o de não ter evitado, nas investigações que a PF, sob seu comando, tem feito, incriminando figurões do partido, como o tesoureiro João Vacari Neto, o ex-presidente do partido, José Dirceu, e outros. E até com possibilidade de chegar a ministros, Olivo, Edinho Silva e quem sabe até à presidente e o ex-presidente Lula.

É absurdo por que, em primeiro lugar, o ministro, apesar de não ter sido muito, digamos, exato em sua afirmação, qualquer ministro da justiça não pode agir em benefício de um partido, de uma pessoa, ou de um grupo. Mais do que isso, o que o ministro não contou eu vou contar pra vocês agora. Sabe por que a PF tem feito esse trabalho magnifico? É por que a PF, sob governo do PT, republicano, como dizia Márcio Thomas Bastos, Ministro da Justiça, o discípulo de Dora Cavalcanti, agora brilha defendendo o empreiteiro Marcelo Odebrecht, obedece a ordens de Dilma para que investigue, doa a quem doer, a todos? Não, não é nada disso. O que acontece é que a PF, desde “priscas eras”, tem uma estrutura de poder dividida, multifacetada. Tem gente que ainda segue a liderança do Xerife Romeu Tuma; tem gente ligada aos tucanos, inclusive gente importante, que é parente de tucanos importantes; tem gente que é petista, segue, por exemplo, Paulo Lacerda.

É por isso que a PF andou grampeando ministros do supremo, o filho do Lula, etc. A natureza, realmente, elogiável, do trabalho da PF na Operação Lava Jato não se deve a ordens que recebe de cima, por que não recebe. Não recebia do Fernando Henrique, do Lula e não recebe de Dilma e muito menos do seu ministro, José Eduardo Cardoso. A PF é dividida e competem pelo poder. A Dilma tentou entrar nisso, fazendo uma lei que prestigia os delegados, terminou criando um mal estar terrível entre os agentes e essa portaria não levou a nada, tanto é que os vazamentos de que ela tanto reclama continuam sendo publicados na imprensa e divulgados no rádio e na Tv. Essa pressão só serve para mostrar o quanto o PT é um partido, realmente, comprometido com corrupção, como disse o historiador Bóris Fausto lá na feira literária de Parati, como está circulando nas redes sociais. Um partido corrompido na cúpula, não é verdade? Pois é, só serve para mostrar isso. Só serve para mostrar que o PT é um partido que não honra, não dignifica a gestão da república, da coisa pública. De prático, pra livrar a cara de Lula, Dilma, Edinho, Oliva, a PF não pode fazer nada. Vai continuar investigando por que, não apenas tem a garantia da lei, por que é um órgão de estado e não de governo, como também é, internamente, fracionada. Pode esperar que mais novidades de lá virão.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.