Honra das pessoas não pode ser devassada pela internet

  • Por Jovem Pan
  • 20/07/2016 10h16
São Paulo- SP- Brasil- 02/05/2016- O juiz Marcel Montalvão, da comarca de Lagarto (SE), determinou o bloqueio do aplicativo de mensagens Whtasapp, a partir das 14:00 hrs desta segunda-feira (02/05), em todo o Brasil. As operadoras de telefonia celular já foram comunicadas da determinação e informaram que vão cumprir. Em caso de descumprimento, estarão sujeitas a multa diária de 500 mil reais por dia. É a segunda vez que o Whatsapp é bloqueado no Brasil. Em dezembro de 2015, a Justiça determinou o bloqueio por 48 horas devido a uma investigação criminal. Na época, as operadoras receberam a determinação judicial com surpresa, mas a decisão não durou 48 horas. Foto: Bruno Fortuna/ Fotos Publicas Bruno Fortuna/Fotos Públicas WhatsApp será bloqueado por 72h em todo o Brasil - Fotos Públicas

O comentarista Joseval Peixoto fala sobre a decisão da juíza que aumentou a pressão para que o WhatsApp abra os dados do aplicativo no País. Criou um prejuízo terrpivel para todo o País. A juíza determinou o bloqueio do aplicativo de mensagens em todo o Brasil e desabilite a criptografia, que garante o sigilo das mensagens.

O jornal Folha de S. Paulo, publicou uma análise do sistema de segurana do aplicativo e disse que a empresa poderia ter acesso a conversas de usuários no futuro, se alterasse a chave de criptografia. mas a empresa adotou um sistema que embaralha o conteúdo das mensagens.

A empresa, para cumprir a decisão, teria que alterar o sistema e remover o sigilo exclusivo aos usuários. Isso fragilizaria o sistema de criptografia e Joseval ressalta: “isso não existe. Não se pode admitir que a honra das pessoas seja devassada pela internet”.

*Ouça o áudio completo

*Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião da Jovem Pan.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.