“Ladrões levam consigo os reis ao inferno“

  • Por Jovem Pan
  • 09/02/2017 10h49
Wikimedia Commons Wiki - Retrato do Padre António Vieira

Acontece em São Paulo nesta quinta-feira (9), às 18h, na Academia Paulista de Letras, o relançamento da obra completa do Padre Antonio Vieira, informa o jornal O Estado de S. Paulo.

O projeto concretizado pela editora Loyola é composto de 30 volumes. A coleção é lançada quatro séculos depois da morte de Padre Vieira, jesuíta visionário que no século XVIIlutou contra a escravidão, fazendo  lima analogia entre as condições subumanas do negro e o calvário de Jesus Cristo.

Padre Vieira foi um homem globalizado antes da existência desse termo. Fazendo parte de uma ordem jesuítica presente em vários continentes, tinha acesso a informações que muitos dos seus pares desconheciam.

Desafiou o rei de Portugal dizendo que o monarca não tinha o direito de interferir no poder soberano dos índios. Definiu a Inquisição como uma instituição pior que os flagelos da fome e da peste

Em seu famoso sermão do bom ladrão, que ele fez diante da corte de João IV, ele fez uma crítica aos que se valiam da máquina pública para enriquecer ilicitamente.

O título do sermão refere-se ao bom ladrão rogando na cruz ao lado de Jesus: “lembra-te de mim quando entrares no seu reino”.

“O que vemos mais praticar em todos os Reinos do mundo”, diz o padre, “são os ladrões que levam consigo os Reis ao Inferno”.

*Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião da Jovem Pan.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.