Joseval Peixoto destaca uma matéria “espetacular” da Folha de S. Paulo em razão do terrível drama humanitário que afronta palestinos e judeus.

A reportagem “Árabes e judeus criam grupo para discutir relação de Israel e palestinos” conta a história de um rabino e um ex-combatente da Intifada que passaram a se reunir para conhecer a história do outro povo.

Joseval Peixoto lembra que há uma promessa bíblica que promete “uma terra onde há leite e mel com fartura”. Uma irmã do apresentador se tornou amiga de uma palestina, que uma vez lhe confessou: “como posso amar ou respeitar o deus de vocês se esse deus prometeu aos judeus a terra do meu povo?”.

É um drama profundo e milenar. A terra que foi arrasada por Nabucodonosor e depois pelo Império Romano em 70 d.C. e, depois, também pelo imperador Adriano.

Essa matéria da Folha abre uma perspectiva nesse final de 2016, depois de muitos séculos, de haver o reconhecimento entre as partes e, quem sabe, a construção de um tempo de paz que era inimaginável, praticamente impossível.

Assista ao comentário completo e todos os detalhes: