Brasil tem muito a aprender com Alemanha que superou divisão entre esquerda e direita

  • Por Jovem Pan
  • 10/11/2014 20h47

Berlim reviveu um momento histórico, coroado por uma melhora na qualidade de vida de todos os alemáes. Ao olhar para a revoada de balóes brancos, simbolizando os 156 km de muro que um dia condenaram uma parte de sua população ao isolamento, a Alemanha e a Europa só tem a comemorar.
Há 25 anos as ruas de Berlim foram invadidas por multidoes sedentas pela unificaçâo do país.

As imagens da derrubada do muro que separava as 2 Alemanhas sáo daqueles marcos inesquecíveis que ficam gravados para sempre na memória da gente.

Tem uma força incrível, mais ainda para quem viu a história acontecendo; naquele 9 de novembro histórico, o mundo inteiro acompanhou pela televisáo com curiosidade e apreensão cada marretada contra o muro. Emocionante> Mal comparando, era como se fossemos testemunhas da queda da Bastilha que desencadeou a Revolução Francesa!

Desde a derrota na segunda guerra mundial, quando o país foi dividido e – enfraquecido – em 2 lados, a Alemanha náo podia mais decidir sobre suas fronteiras sem o consentimento de França e Grã- Bretanha, contrárias à unificação.
Foram necessários meses de negociação e muita pressáo interna para dar início ao processo de reunificação.

A derrubada táo desejada do Muro aconteceu mais por uma confusáo burocrática, do que por uma decisáo política. Assim que se soube que todo cidadáo que quisesse teria permissáo para passar para o lado ocidental, milhares acorreram para cruzar a fronteira.
E os guardas foram obrigados a liberar a passagem, tamanha eram as hordas de alemáes dispostos a acabar com a divisáo do país.

Hoje restam poucas arestas a serem aparadas. Os desafios de reunir 2 lados tão desiguais foram vencidos. Os habitantes da antiga Alemanha oriental tem a mesma expectativa de vida, qualidade de infraestrutura e acesso à pesquisa científica semelhante ao resto do país. Os brasileiros viram durante a Copa, o resultado das escolas de treinamento de futebol instaladas por toda parte e o desempenho da seleção integrada por craques que vieram do leste. Ainda que há menos oportunidades de trabalho nessa região, qualquer um tem acesso às ofertas de mercado. Basta ter talento e competividade. Em muito pouco tempo, o custo social da reunificação foi largamente superado e a Alemanha ganhou novamente um protagonismo maior na União Europeia. Não dá pra deixar passar essa efeméride, sem pensar que o Brasil tem muito a aprender com esse país que um dia superou, além das expectativas, a divisão entre esquerda e direita.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.