É de lascar! Lula fez barba, cabelo e bigode na 10ª Vara Federal!

  • Por Reinaldo Azevedo/Jovem Pan
  • 15/03/2017 09h56
Reprodução Lula santo - Reprodução

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, um dos réus no inquérito que apura a suposta tentativa de comprar o silêncio de Nestor Cerveró, prestou depoimento nesta terça-feira na 10ª Vara Federal de Brasília. Já volto ao ponto.

Antes, como se fazem naqueles sumários de história, alguns dados sobre a conjuntura histórica.
– O lulo-petismo conduziu o Brasil à maior recessão de sua história;
– O lulo-petismo produziu, ao fim do ciclo, 13 milhões de desempregados.
– O lulo-petismo, no que diz respeito ao rendimento médio do trabalho, já consumiu uma década: o valor voltará a patamares de 2013 só em 2023.

E, no entanto, Lula desponta como um dos líderes na pesquisa de opinião para a Presidência, o que leva os setores conservadores, note-se, a uma espécie de corrida desesperada para definir, desde já, o antídoto. A precipitação é bisonha, festiva, tola e contraproducente. Anotem aí.

O depoimento
Muito bem! Prometi em outro post voltar ao depoimento.

Huuummm… O que você quer, leitor? Um texto que excite seus hormônios antipetistas, daqueles que bombam no Facebook e ganham muitos likes de pessoas que já pensam como o autor? Ou prefere um que faça uma análise objetiva daquilo que se viu, alertando para os riscos? Para o segundo caso, continue aqui. Para o primeiro, convém arrumar outra companhia de folguedos.

Eu poderia fazer uma piada algo agressiva, mais ou menos assim: “Ou Moro dá um jeito de prender Lula ou de empurrá-lo logo para a condenação em segunda instância, ou o homem acaba de novo na Presidência. Depois da Lista de Janot então…”.

Mais uns três ou quatro depoimentos como o desta segunda, e ele já pode se candidatar a santo, não apenas a presidente — se a Justiça deixar.

Palanque
O ex-presidente usou o depoimento como palanque. Ele se disse massacrado pela imprensa. Afirmou ser o presidente mais importante do Brasil e dos mais importantes do mundo. Exaltou a grandeza alcançada pelo país em seu mandato. Cantou as glórias da Petrobras e sugeriu que o atual governo está entregando a sagazes negociantes de fora os bens nacionais, o que é uma bobagem.

Até aí, meus caros, ok. Nada de surpreendente. Uma vez eu brinquei que o Lula de verdade deve sentir certa inveja do Lula de ficção. O ex-presidente vive exaltando a sua mãe, que, também nesta terça-feira, “nasceu e morreu analfabeta”. Pensem: poderia ser pior. A mulher poderia ter nascido especialista em Schopenhauer e terminado recitando textos de Marilena Chaui.

O esperado e inesperado
Não esperava que Lula fosse falar outra coisa sobre si mesmo. Ninguém está tão preparado para amá-lo, admirá-lo e respeitá-lo como ele próprio. Assim, nenhuma surpresa!

O que me surpreendeu é que tanto a Justiça como o Ministério Público Federal nada tinham a lhe perguntar, exceto platitudes e, lamento, algumas bobagens que tentavam embutir alguma ilação, mas nada de fundamental.

PERGUNTO DE VERDADE: há contra Lula, nesse processo, coisas que desconhecemos, informações secretas, que serão usadas na hora “h”? Se não há, não entendi nem por que ele é réu. Além da delação de Delcídio do Amaral, nesse caso, há o quê?

Assistam ao filme e tentem encontrar uma só questão difícil, complicada, sugestiva que fosse, da qual ele não tenha se desembaraçado com brilho. Sim, claro, lerei com prazer eventuais contra-argumentos. Mas que venham, então!

E não! É claro que não sou o único analista do campo conservador, da direita democrática (a direita fascistoide não serve nem para catar cocô), a reconhecer a goleada que ele deu na 10ª Vara. Talvez eu seja apenas o único a dizê-lo. Não por heroísmo, mas por compromisso com as fatos.

Campanha

Na audiência em que Lula deveria ser posto contra a parede para reforçar a suspeita de que ele cometeu o grave crime de obstrução da Justiça, o que se viu foi o petista a fazer campanha e eleitoral e a narrar a mecânica de distribuição de cargos no presidencialismo de coalizão.

E olhem que as esquerdas ainda não estão usando plenamente um ativo político chamado “reforma da Previdência”. Mas é claro que usarão.

Aguarda-se agora a audiência de 3 maio com o juiz Sergio Moro. É o inquérito que trata do apartamento de Guarujá e do aluguel do espaço que abrigou parte do seu acervo. Tudo teria sido custeado pela OAS em razão de contratos fraudulentos que mantinha com a Petrobras.

Talvez o Super-Moro seja mais bem-sucedido no embate, vamos ver. No desta terça, Lula venceu por 10 a zero.

“Venceu por quê, Reinaldo? Porque ele é inocente?” Ah, quem decide isso é a Justiça, ainda que eu ache que sele seja culpado. Mas é necessário apresentar as provas.

Concluo
É isso! O negócio é apostar tudo em Moro. E também há quem diga que o petista pode ser torpedeado pela delação da Odebrecht, onde seria beneficiário de parte de uma conta corrente mantida entre o grupo e o PT.

Ah, sim: Lula não larga os seus ao relento. Fez a defesa do PT e afirmou que cada parlamentar e cada militante deveriam abrir um processo contra quem afirma que o partido é uma organização criminosa.

Tudo isso no dia em que o Ministério Público Federal pôs fim ao primeiro ato de sua ópera burlesca, evidenciando que todos os partidos e os políticos são iguais.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.