Pingo Final: Você ficou sabendo antes que o Brasil teria um déficit primário

  • Por Jovem Pan
  • 31/07/2015 12h58

O Pingo Final do mês vai para as contas públicos e o jornalismo na Pan.

Ficamos sabendo ontem que o Brasil teve um déficit primário inédito no primeiro semestre: R$ 1,598 bilhão. É o primeiro saldo negativo no período desde 1997, quando o Tesouro Nacional deu início a essa série de medições.

Muito bem. Quando o governo anunciou a redução do superávit primário de 1,1% do PIB para 0,15%, falei ao Jornal da Manhã:

E o governo federal reduziu mesmo a meta de superávit primário de 1,1% do PIB para 0,15%, conforme antecipou a Folha na sua edição desta quarta. Um pequeno corte no corte de 86,36%. Governo que planeja é assim. Não custa lembrar que essa meta foi definida há coisa de cinco meses. Há três dias Joaquim Levy se mostrava contrário até a que se reduzisse a dita-cuja de 1,1% para 0,4%, conforme propunha o senador Romero Jucá (PMDB-RR), mais realista do que o governo, sim, mas, ainda assim, muito otimista.

(…)

Na verdade, os números divulgados pelo governo indicam que o país já está produzindo déficit primário: notem que o valor do novo corte do Orçamento praticamente coincide com tudo o que se espera economizar.

Aí está. Um rádio deve servir para que os leitores compreendam melhor a realidade, empregando os instrumentos da razão.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.