Antes de assumir presidência do PSDB, Alckmin terá grandes desafios pela frente

  • Por Jovem Pan
  • 29/11/2017 08h49

Rovena Rosa/Agência Brasil

O primeiro desafio de Geraldo Alckmin antes de assumir o comando do partido já aparece neste final de semana

O primeiro desafio de Geraldo Alckmin antes de assumir o comando do partido já aparece neste final de semana, quando ele irá se encontrar com o presidente Michel Temer para discutir o desembarque do PSDB do Governo.

Além disso, o tucano terá o desafio de combinar com o Governo a votação da reforma da Previdência para manter o apoio às reformas constitucionais, mesmo fora da base direta de apoio, já que o voto do PSDB é imprescindível para conseguir a maioria.

E o voto pelas reformas ajudariam Alckmin ainda em eventual eleição em 2018, de modo a conseguir o apoio do PMDB, e assim, obter capilaridade em Estados do Norte e Nordeste e ter mais tempo de televisão durante a campanha.

Isso é importante em eventual sucesso na reforma previdenciária, já que, em caso de ser eleito, Alckmin pegaria as contas mais arrumadas no início de seu mandato. Desta forma, isso ajuda no discurso reformista dos tucanos de responsabilidade fiscal e controle de gastos públicos.

Entretanto, Alckmin encontrará problemas na bancada do PSDB na Câmara, que segue dividido quanto à reforma da Previdência, por exemplo.

Confira o comentário completo de Vera Magalhães: