Lista da Odebrecht: políticos desesperados entre sobrevivências política e jurídica

  • Por Jovem Pan
  • 22/03/2017 12h00
Agência EFE Fachada da Odebrecht - EFE

Os políticos estão muito preocupados com a lista da Odebrecht e tentam alguma forma que lhes garanta uma sobrevida. E eles estão um tanto quanto bipolares.

Uma hora pensam em sobre sobrevida política e defendem a reforma política na qual haveria uma lista fechada e pré-ordenada para assegurar a presença deles, políticos com mandato atual. Assim, o eleitor votaria na lista e não em candidatos específicos.

As outras medidas são tentativas de salvação jurídica, seja por meio de anistia ao caixa dois ou os projetos que Romero Jucá inventa quase diariamente. Agora há essa tentativa de anular ou ao menos descartar um pedaço grande da Lava Jato.

Isso parece coisa de pessoas que têm a consciência de que estão mortas politicamente, mas tentam ao menos não acabar na cadeia. Em relação ao foro privilegiado, também há bipolaridade.

Se antes os políticos descartavam a ideia, agora correm para aprovar a emenda na expectativa de serem julgados em seus estados. Mas a Justiça Federal de Curitiba já é preventa para julgar a Lava Jato. Então se eles saírem do Supremo, devem cair com o juiz Sergio Moro.

É uma situação de “se correr o bicho pega, se ficar o bicho come”. Eles não devem ter percebido ainda que não há saída possível e indolor para quem foi citado na Lava Jato.

*Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião da Jovem Pan.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.