0:00
0:00

Assista ao vivo

Conheça as condições e impedimentos para doações de sangue

  • Por Jovem Pan
  • 04/10/2017 10h48

SESA

É fundamental que todos saibam da importância da doação de sangue

Pacientes com câncer podem precisar de transfusão de sangue, seja pelo tipo de tumor que ele tem, seja por ter perdido muito sangue durante uma cirurgia, seja por outros fatores.

E não é só o paciente de câncer que pode vir a precisar de uma transfusão. Pessoas com outras doenças, que sofreram acidentes, que passaram por cirurgias, também podem precisar.

Por isso, é fundamental que todos saibam da importância da doação de sangue. Para doar sangue, há alguns requisitos básicos indicados pelo Ministério da Saúde: estar em boas condições de saúde; ter peso mínimo de 50 quilos; ter entre 16 e 69 anos; estar descansado e alimentado; evitar consumir alimentos gordurosos 3 horas antes da doação.

É importante ficar atento para alguns impedimentos temporários. Por exemplo: mulheres grávidas ou no pós-parto não podem fazer a doação, assim como pessoas que estiverem com febre, gripe ou resfriado.

Há também impedimentos definitivos. Por exemplo: Pessoas que tiveram hepatite após os 11 anos de idade ou que tiverem doenças transmissíveis pelo sangue como hepatites B e C, e Aids não podem doar sangue.

Portanto, informe-se sobre as condições e se você não tiver nenhum impedimento, doe sangue! Você pode ajudar a salvar vidas.

Somos o Instituto Vencer o Câncer. Estamos juntos com você nessa luta. Acesse o nosso site: vencerocancer.org.br