0:00
0:00

Pacientes com câncer podem apresentar edemas

  • Por Jovem Pan
  • 13/11/2017 09h15

Marcos Santos/USP Imagens

Se o paciente tiver algum inchaço, ele deve falar para o médico que vai investigar as causas e definir a melhor forma de tratamento

Pacientes oncológicos podem apresentar edemas, ou seja, um inchaço causado por um acúmulo de líquido. Esse inchaço pode aparecer nas pernas, braços, mãos, face, cavidade abdominal e ao redor dos pulmões.

Isso pode ser provocado pela progressão do câncer, por alguns quimioterápicos, por outros medicamentos, pelo baixo nível de proteína no sangue, por doenças hepáticas, renais e cardíacas, e pela inatividade.

Se o paciente tiver algum inchaço, ele deve falar para o médico que vai investigar as causas e definir a melhor forma de tratamento.

Algumas medidas simples também podem ser adotadas para evitar ou amenizar o edema, como reduzir o sal na dieta; andar; não ficar em pé parado; usar meias elástica ou luvas compressivas, e quando sentar, a pessoa deve apoiar as pernas num banco.

Confira o comentário completo do oncologista Fernando Maluf: