Dor no tratamento do câncer pode ser combatida

  • Por Jovem Pan
  • 23/06/2017 15h35
MEX01. CIUDAD DE MÉXICO (MÉXICO), 19/10/2016.- Decenas de sombrillas color de rosa se observan hoy, miércoles 19 de octubre de 2016, en una avenida del centro histórico de Ciudad de México para conmemorar el Día Internacional Contra el Cáncer de Mama como una forma de recordar el compromiso de toda la sociedad en la lucha en contra de este cáncer. EFE/Jorge Núñez EFE Dezenas de guarda-chuvas cor-de-rosa pelo Dia Internacional contra o Câncer de Mama

Noventa por cento dos pacientes oncológicos sentem algum tipo de dor. Esse desconforto pode ser provocado pelo próprio tumor ou pode ser decorrente da radioterapia ou de alguma cirurgia feita.

Um paciente com câncer na região da cabeça e pescoço, por exemplo, pode sentir dores porque o tumor pode criar um nódulo que comprime tecidos, músculos e vasos.

Pacientes que fazem radioterapia para tratar tumores ginecológicos podem sentir dores pélvicas. A mastectomia, que é a cirurgia feita para retirada da mama, também provoca dor na região do bíceps.

Essa dor pode ser controlada. Todo paciente que sentir dor tem que falar sobre ela com o médico para que a melhor estratégia terapêutica seja adotada.

*Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião da Jovem Pan.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.