Há, no Brasil, a crise definitiva da vergonha na cara

  • Por Jovem Pan
  • 19/12/2014 17h36

Pergunta: Nêumanne, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito atendeu as perspectivas que a oposição tinha de levantar alguma coisa sobre esse crime terrível?

Resposta: A última Comissão Parlamentar de Inquérito que deu resultado foi a do Correio. Ela, na verdade, não adiantou grande coisa, só que produziu um efeito colateral que foi a denúncia que Roberto Jefferson fez, que terminou no grande processo do mensalão com vários dirigentes do governo e do PT cumprindo pena.

A CPMI da roubalheira da Petrobras nunca prometeu nada, o governo sempre boicotou tudo e, no fim, foi produzido um relatório a altura das tradições e da biografia do relator Marco Maia, o pior presidente da Câmara dos Deputados de todos os tempos.

Mas o deputado Marco Maia, do PT do Rio Grande do Sul, resolveu revolucionar e produziu um efeito colateral da CPMI que vai entrar na história como talvez a maior […] da história do Congresso Nacional em todos os tempos.

Imagine que depois de ter apresentado um relatório inócuo, que não pedia a punição de ninguém, sua excelência resolveu recuar e endurecer, afinal de contas, a Controladoria Geral da União entregou um documento em que calcula o prejuízo dado a Petrobras na compra nefasta da refinaria da Astra Oil, da Bélgica, em Pasadena, no Texas, em 1 bilhão e 800 milhões de reais. Aí, uma semana depois, o homem apareceu com umr elaório final ped9nco indiciamento de 52 pessoas.

Ora essa, 52 pessoas, mas nenhuma importante. A Dilma, presidente do Conselho de Administração da Petrobras na compra […] disse um relatório de 2 páginas era responsável por isso quando ela podia ter lido 100 páginas de documento, não está. A presidente da Petrobras, Graça Foster, não está, apesar de ele ter em público defendido a sua saída em mais um gesto de coragem.

Marco Maia entra pra história não apenas como pior presidente da história da Câmara, mas como o relator que voltou atrás para não passar vergonha. Bom, com isso ele só conseguiu provar uma coisa, que talvez, além da crise econômica e política, há, no Brasil, a crise definitiva da vergonha na cara.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.