Plano deverá focar combate ao tráfico, homicídios e violência contra a mulher

  • Por Jovem Pan
  • 28/10/2016 10h27
Marcelo Camargo/Agência Brasil Michel Temer e Alexandre de Moraes - ABR

O presidente Michel Temer e o ministro da Justiça Alexandre de Moraes se reúnem nesta sexta-feira (28) para continuar a traçar um plano nacional de segurança. O foco será o combate ao crime organizado, a homicídios e à violência contra a mulher. Quem informa os detalhes é Vera Magalhães, colunista Jovem Pan.

Embora seja discutido desde que Moraes assumiu a pasta em maio, o plano é pré-anunciado em meio a certa dificuldade de agenda do governo. Alexandre de Moraes tem enfrentado muitas críticas à sua atuação e foi alvo de duras críticas e pedido de saída do presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB), que o chamou de “chefete de polícia” na última semana.

Nesta sexta, o governo também fará o papel de reconciliador institucional. Estarão presentes na reunião sobre o plano de segurança, além de Renan e Moraes, a presidente do STF Cármen Lúcia, que exigiu respeito ao Judiciário após a fala de Renan, que chamara um magistrado de “juizeco”. O presidente Michel Temer deve conclamar a harmonia entre os poderes em seu discurso.

O plano

O programa de segurança do governo Temer tentará baixar as estatísticas de homicídios no País, que hoje estão em 50 mil assassinatos por ano, e de violência contra a mulher, especialmente o estupro e a violência doméstica, cuja incidência também cresce.

Além disso, haverá uma vertente de combate ao crime organizado no enfrentamento ao tráfico de armas e de entorpecentes.

O trabalho começará com o lançamento de uma estatística nacional para mapear esses crimes. O objetivo do ministro da Justiça é unificar os procedimentos das polícias estaduais no combate ao tráfico.

Além das secretarias estaduais, o plano de Moraes visa a integrar o Ministério Público, o Ministério da Justiça e a Polícia Federal.

*Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião da Jovem Pan.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.