Renan Calheiros, sempre disposto a fazer o jogo sujo dos poderosos

  • Por Jovem Pan
  • 15/05/2014 17h19

Nêumanne, será que no prazo regulamentar de 180 dias a Comissão Parlamentar de Inquérito sobre a Petrobras no Senado descobrirá e revelará quem é que ficou com o dinheiro que está faltando na Petrobras?

Numa jogada sub-reptícia e de malandro do presidente do senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, sempre disposto a fazer o jogo sujo dos poderosos, primeiro foi Collor, depois o Fernando Henrique e agora Dilma, mesmo não estando no governo, foi instalada nesta quarta-feira no Senado, a Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar os escândalos da Petrobras.

Ela vai receber um prazo de 180 dias para apurar as irregularidades na maior empresa brasileira, a estatal das estatais. Acreditar na possibilidade de haver qualquer conclusão digna, e quando digo qualquer conclusão digna não é dizer que a Petrobras fez bom negócio ou mau negócio em Pasadena, eu estou querendo saber pequenas coisas elementares.

Digamos que tenha perdido 500 milhões, 1 bilhão ou 2 bilhões em Pasadena na compra claramente onerosa da refinaria da Astra Oil. A questão é saber pra onde esse dinheiro foi. Não venha me dizer que esse dinheiro foi perdido, foi pro lixo, foi pra conta de alguém, e os 20 bilhões de dolares de Abreu e Lima, 1 bilhão e 600 bilhões de Bacabeira que não saiu do papel e por aí a fora. Dinheiro tem destino, não venha me dizer que o nobre belga […], que tem sido um irmão para o governo do PT, ficou com todo o dinheiro do rombo da Petrobras em Pasadena. É provável que tenha havido uma grande conjugação de esforços para que esse dinheiro tenha sido desviado para algumas contas.

Que contas? Essa seria a obrigação da CPI, mas acreditar que ela vai dizer que contas são essas é aproximadamente como acreditar em duende, acreditar em cura pelo placebo, acreditar em papai noel saindo da Laponia.

Pois é, continuam as esperanças depositadas na Polícia Federal. A Polícia Federal que não foi aparelhada apenas pelo PT, mas tem grupos tucanos, grupos ligados ao Sarney, grupos contra o PT, etc. Está sim é que pode dar resposta, aliás é o que está dando notícias sobre o assunto, e o fato do governo não poder estancar esse noticiário já é um bom início.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.