Saiba o que fazer para seu cão não puxar a guia durante o passeio

  • Por Jovem Pan
  • 09/03/2016 21h49
Reprodução/Facebook cão

O consultor em comportamento animal Alexandre Rossi fala, no boletim Pet na Pan, sobre cães que puxam a guia quando saem para passear.

Passear com seu cãozinho pode ser uma atividade muito prazerosa, um momento de conexão e diversão entre você e ele – isso se ele não for daquele tipo que puxa durante todo o passeio. Mas tem como melhorar isso, sim!

– Desde o início do passeio comece impondo limites ao cãozinho: peça para ele se sentar antes de passar pelas portas do seu prédio, por exemplo.

– Utilize petiscos e e induza ele a caminhar ao seu lado, com a guia frouxa, seguindo o petisco que está em sua mão. Se o cão puxar e esticar a guia para chegar em um poste, simplesmente pare o passeio e mostre a ele que esse comportamento não funciona.

– Faça com que o percurso seja imprevisível: mude de direção abruptamente, pare durante a caminhada, alterne a velocidade, e recompense o pet sempre que ele prestar atenção e o acompanhar.

– Utilize os equipamentos certos: a guia sempre deve ser mais longa, aproximadamente 1,5m para dar ao cão liberdade, mas que o impeça de seguir muito à frente. Alguns cães se dão muito bem com enforcadores. Já outros podem caminhar por horas com a coleira apertada que não se incomodam, mas, mesmo asism, podem se lesionar – portanto, enforcadores e coleiras não são indicados para esse tipo de cão.

Outra opção são os peitorais, porém alguns cães se sentem mais aptos a puxar, porque essa coleira dá mais sustentação e tração.

Agora siga essas instruções e proporcione momentos de tranquilidade, descontração e união para você e seu cãozinho.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.