“Se quiser uma investigação para valer, peça à PF e nunca ao Senado”, diz Nêumanne sobre CPI da Petrobras

  • Por Jovem Pan
  • 06/08/2014 17h49

Nêumanne, quem tem razão: a presidente Dilma Rousseff, que diz que a investigação da grotesca fraude da CPI da Petrobras no Senado tem que ser investigada pelo Congresso ou o presidente da CPI, senador Vital do Rêgo Filho, que mandou a Polícia Federal investigar?

Pois é, meus amigos, a presidente Dilma Rousseff disse que a fraude grotesca, em que depoentes para a Comissão Parlamentar de Inquérito do Senado sobre a Petrobras foram instruídos sobre o que iam ser questionados e o que teriam de responder é assunto que o Congresso tem que investigar. O presidente da CPI, o senador Vital do Rêgo Filho, do PMDB, que é da base do governo, ao contrário, devolveu o assunto para a polícia federal.

A verdade é a seguinte: com todo respeito, com a devida lenha, a presidente conta, como sempre, com a pizza no Congresso. Ela não está nem ligando para desmoralização da instituição, porque ela sabe que uma investigação como essa, no Senado, daria em pizza.

O senador fez a coisa certa. Pode até alguém achar que ele está passando a bola pra frente, devolvendo para a presidente, porque a presidente é que é a chefe da Polícia Federal, mas a grotesca farsa da CPI da Petrobras no Senado é um assunto de polícia.

A Polícia Federal não é nada confiável, basta ver aí o que está acontecendo com o delegado estadual de São Paulo, Romeu Tuma Jr – que é assunto de outro comentário meu. Pois é, mas a Polícia Federal é cheia de grupos e isso permite que ela tenha uma certa… Não independência, mas um certo interesse em investigar e descobrir a verdade para beneficiar outro grupo, para prejudicar outro grupo.

O certo é que, hoje, se alguém quiser uma investigação pra valer é preferível que peça à Polícia Federal e nunca ao Senado. Aliás, a oposição tomou a atitude ridícula de pedir a cabeça do relator, o senador José Pimentel, do PT do Ceará. O senador José Pimentel, do PT do Ceará, está nessa farsa como Pôncio Pilatos no Credo. Ele está apenas cumprindo ordens, como fazem os líderes de bancada no Congresso. E o pedido da oposição é que constituiu a CPI, foi responsável por ela e é responsável por essa pizza. A oposição está querendo, como aquele sujeito da piada, vender o divã para evitar que se saiba que a mulher dele o traiu nele.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.