0:00
0:00

Nova denúncia contra Lula aponta crime durante o 2º mandato

  • Por Jovem Pan
  • 11/09/2017 19h30
EFELula é acusado de aceitar promessa para receber R$ 6 milhões em favor de montadoras em medida provisória editada em novembro de 2009

Nesta segunda-feira (11), o Ministério Público do Distrito Federal apresentou denúncia contra o ex-presidente Lula por corrupção passiva. O petista é acusado de aceitar promessa para receber R$ 6 milhões em favor de montadoras em medida provisória editada em novembro de 2009, durante o 2º mandato de Lula na Presidência.

A denúncia faz parte de processo da operação Zelotes, na qual o ex-presidente já é réu em ação envolvendo a compra de 36 caças suecos Gripen.

No 3 em 1 desta segunda-feira, Patrick Santos mediou debate entre Vera Magalhães, Carlos Andreazza e Marcelo Madureira, que discutiram sobre a atuação petista durante os 13 anos no poder.

Andreazza destacou que o PT tem um padrão de corrupção. Para ele, o que distingue a organização criminosa petista de todas as outras é o método de financiamento, o que configura autoritarismo.

Madureira afirmou que o PT pretendia ficar indefinidamente no poder em um processo de compra do empresariado brasileiro, o que contraria a ideia de democracia.

Vera destacou que a discussão sobre a exclusão do registro dos partidos investigados pode ser uma consequência da Lava Jato. Ela disse ainda que o ex-ministro Guido Mantega pretende colaborar, e pode se tornar um delator no futuro.

Confira o debate completo no 3 em 1: