Pesquisa de empresa de investimentos diz que vitória de Lula em 2018 pode derrubar Bolsa

  • Por Jovem Pan
  • 24/11/2017 21h04
A eventual vitória do ex-presidente Lula, ano que vem, poderia derrubar a Bolsa dos atuais 74 mil pontos para abaixo de 55 mil e deixar o dólar acima de 4 reais e 10 centavos.

A eventual vitória do ex-presidente Lula, ano que vem, poderia derrubar a Bolsa dos atuais 74 mil pontos para abaixo de 55 mil e deixar o dólar acima de 4 reais e 10 centavos.

A afirmação é o resultado de uma pesquisa feita pela XP Investimentos. A empresa ouviu economistas e consultores entre os dias 21 e 23 de novembro.

O objetivo do levantamento era avaliar o cenário eleitoral e estimar o impacto da vitória de cinco nomes: Lula, Bolsonaro, Doria, Alckmin e Luciano Huck.

Lula teve de longe o pior desempenho. Quase metade dos entrevistados avalia que o mercado teria uma reação muito negativa à vitória do petista.

O segundo nome a despertar mais cautela dos economistas é o do deputado Jair Bolsonaro. Mais da metade acredita que a Bolsa cairia se ele vencesse.

O cenário mais otimista para Bolsa seria a vitória de Doria: para 46 por cento, o Ibovespa subiria acima de 90 mil pontos. Alckmin e Huck também apresentam bom desempenho na pesquisa.

No 3 em 1 desta sexta-feira, 24, Carlos Aros mediou debate sobre o assunto entre Vera Magalhães, Carlos Andreazza e Marcelo Madureira.

Vera disse que não se surpreendeu com o resultado da pesquisa, pois, além de condenado, Lula vem dando sinais de que vai adotar uma pauta de esquerda. Andreazza, por sua vez, lembrou da famosa “Carta ao Povo Brasileiro” e afirmou que Lula já se adaptou ao mercado em uma outra oportunidade. Madureira fez uma ressalva ao levantamento e declarou que é impossível traçar hoje qualquer cenário de vencedor para a eleição do ano que vem.