0:00
0:00

Tensão na Ásia: Estados Unidos devem adotar medidas enérgicas contra a Coreia do Norte?

  • Por Jovem Pan
  • 29/08/2017 20h14
Agência EFEDonald Trump, destacando que "todas as opções estão sobre a mesa para responder à Coreia do Norte"

O tensão na Ásia chegou a um novo patamar depois que a Coreia do Norte lançou um míssil balístico que sobrevoou a ilha de Hokkaido, no Norte do Japão, na segunda-feira, 28.

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, destacou que tomará providências para proteger a população, que amanheceu, nesta terça-feira, 29, em estado de alerta.

Quem também se posicionou foi o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, destacando que “todas as opções estão sobre a mesa para responder à Coreia do Norte”.

No 3 em 1, Patrick Santos mediou debate entre Vera Magalhães, Carlos Andreazza e Marcelo Madureira, que discutiram sobre a postura norte-americana diante do conflito na Ásia.

Vera destacou que no Japão, a população e o Governo levam muito em consideração a decisão de se tornar um país não bélico, tomada logo após o fim da 2ª Guerra Mundial, apesar de algumas alterações na lei nos últimos anos. Para ela, esse posicionamento deve mudar diante do aumento da tensão com a Coreia do Norte.

Madureira, que esteve em território norte-coreano, descreveu a pobreza em que vive o povo do país, e lamentou a existência do governo tirano que, segundo ele, é obra da China.

Andreazza apontou que não se pode comparar o líder norte-coreano, Kim Jong-un, com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, já que um é ditador e o outro foi eleito democraticamente.

Confira o debate completo no 3 em 1: