0:00
0:00

Aplicativo oferece desconto a mães que doarem leite humano para hospitais de SP

  • Por Jovem Pan
  • 17/05/2017 09h57
Direitos Reservados/Projeto Fotográfico Mamaço no Espaço - Agência BrasilDireitos Reservados/Projeto Fotográfico Mamaço no Espaço - Agência BrasilProjeto Fotográfico Mamaço no Espaço busca naturalizar o ato da amamentação
Projeto idealizado por um casal de fotógrafos, o Projeto Fotográfico Mamaço no Espaço busca incentivar o ato da amamentação (Divulgação/Projeto Fotográfico Mamaço no Espaço)

Apenas três em cada 10 crianças que nascem prematuras em São Paulo conseguem ser atendidas pela rede de Banco de Leite Humano do Estado.

Mas os esforços logísticos oferecidos às mães foram reforçados durante maio e junho.

Além do SAMU, que é parceiro de três hospitais, o Uber aderiu à campanha de doação e oferece descontos em viagens de ida e volta para 12 bancos de leite da capital paulista.

O voucher de R$ 15 poderá ser usado tanto pela mãe quanto por uma pessoa escolhida por ela para encaminhar o alimento à doação e pretende dar um empurrãozinho nos índices.

A expectativa da coordenadora de Banco de Leite Humano do Hospital Leonor Mendes de Barros, Andrea Penha, é que o número de crianças alimentadas em UTI neonatais supere os 25 mil do ano passado.

Atualmente os bancos de leite humano de São Paulo passam por uma temporada de baixa nos estoques de até 50%.

Na rede paulistana, as doações também diminuíram, ressalta a coordenadora do programa de coleta de leite humano domiciliar do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência da prefeitura.

Segundo Renata Giesta, o leite humano é essencial para o fortalecimento da saúde de bebês prematuros. A amamentação, por sua vez, é o principal fator de redução da mortalidade na infância.

Nesta terça-feira, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, lançou a campanha nacional de doação de leite humano destacando que o Brasil é referência mundial no assunto.

Para usar o desconto do Uber, a mãe ou quem for transportar as coletas até o banco de leite deve inserir o código promocional “DOELEITEMATERNO” para confirmar a promoção.

Em São Paulo, quem se interessar por mais informações sobre como ser uma doadora, pode ligar no Hospital Leonor Mendes de Barros, que fica no Belenzinho: 2292-4188.

Além de ter a relação de bancos que participam da ação com a Uber, as mães podem conferir qual é o banco de leite mais próximo da sua casa por meio da busca por CEP.  São mais de 200 bancos em todo o país. Confira em www.doeleitematerno.com.br/bancos-de-leite. 

Confira a reportagem completa de Carolina Ercolin: