Confira aqui o que você não ouviu em “Os Pingos nos Is” de 15/03/2017

  • Por Jovem Pan
  • 15/03/2017 13h53

O que Reinaldo Azevedo, Victor LaRegina e Vitor Brown não comentaram nesta quarta-feira (15), você confere aqui:

PROTESTOS X PAÍS – Em Brasília, o MST invadiu o prédio do Ministério da Fazenda. De acordo com o movimento, participam do ato cerca de 1.500 pessoas. No Rio de Janeiro, 100 escolas não tiveram aulas por causa da adesão à greve geral, segundo o Sindicato dos Professores do Município. Motoristas e cobradores de ônibus também entraram em greve em Curitiba. Professores da rede estadual de Pernambuco decretaram greve por tempo indeterminado. Um ato na capital reuniu 40 mil pessoas. O maior ato em MG contou com 100 mil manifestantes.

LULA X ACERVO – O Ministério Público Federal deu parecer favorável ao trancamento da ação penal contra Paulo Okamotto, presidente do Instituto Lula, relacionada ao armazenamento do acervo presidencial de Lula, pago pela OAS entre 2011 e 2016, a um custo de R$ 1,3 milhão. O MPF endossou os argumentos da defesa, de que não houve lavagem de dinheiro e de que os objetos são de interesse público, e que portanto não seria crime o armazenamento deles ter sido pago pela empreiteira.

LEWANDOWSKI X PADILHA – O ministro do STF Ricardo Lewandowski atendeu a um pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e autorizou a abertura de inquérito para apurar se o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, cometeu crime ambiental. O caso não tem relação com a Lava Jato. Diz respeito à construção de um canal de drenagem no Balneário Dunas Altas, em Palmares do Sul, no Rio Grande do Sul.

ABORTO – A ministra do STF Rosa Weber foi sorteada para ser relatora da ação protocolada pelo PSOL e pelo Instituto Anis que pede a descriminalização do aborto realizado até o 3º mês de gestação, em qualquer situação. Atualmente, a gravidez só pode ser interrompida quando for resultado de violência sexual, se representar risco à vida da mulher ou em caso de anencefalia do feto. Em qualquer outra situação, o aborto é considerado um crime previsto no Código Penal.

DESIGUALDADE – A desigualdade social no Brasil voltou a crescer depois de 22 anos. É o que aponta o chamado índice de Gini, medido pela FGV Social. Ao atingir patamares recordes em 2016, o desemprego fez com que a disparidade da renda domiciliar per capita no país registrasse o primeiro aumento desde o início do Plano Real. O indicador chegou a 0,5229 no ano passado, alta de 1,6% em relação a 2015.

HOLANDA – Holandeses foram às urnas nesta quarta em eleições parlamentares. O PVV – Partido da Liberdade-, pode ser um dos vencedores. A sigla de Geert Wilders, de extrema-direira, liderou pesquisas de opinião nos últimos meses, apesar de números mais recentes sugerirem um declínio em seu apoio.

BC X EUA – O Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos, aumentou a taxa de juros americana para a faixa de 0,75% a 1%, a segunda elevação em três meses. O Fed foi encorajado por dados mensais de emprego e pela confiança de que a inflação está caminhando para a sua meta.

MAIA X ANISTIA – Segundo a Folha, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, disse que pode colocar em votação projetos defendidos nos bastidores por políticos alvos da Lava Jato, desde que eles sejam discutidos às claras e assumidos abertamente pelos partidos políticos. De acordo com o jornal, com o pedido de abertura de investigações baseado nas delações da Odebrecht, cresceu no Congresso a pressão para que seja aprovada uma lei que anistie ou amenize a situação dos políticos delatados.

LOUBET – A Segunda Turma do STF recebeu, por unanimidade, uma denúncia contra o deputado federal Vander Loubet (PT), acusado dos crimes de lavagem de dinheiro e de corrupção passiva relacionados à BR Distribuidora. A defesa do petista sustenta que a denúncia tem como base apenas “ilações e suposições”, e não aponta indícios mínimos de participação de Loubet nos atos criminosos.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.