Brasil poderia produzir energia equivalente à usina de Itaipu com biomassa de cana-de-açúcar

  • Por Jovem Pan
  • 28/05/2017 09h30
Mayke Toscano/Gcom-MTColheita de cana de açúcar

O resíduo da planta tem alta eficiência energética e é usado por usinas para gerar energia e vapor. 

O programa A Hora do Agronegócio deste domingo (28) abordou a utilização da biomassa de cana-de-açúcar como fonte de energia. Durante o processo de moagem, o caldo é retirado da cana e sobra o bagaço. Esse resíduo é chamado de biomassa, e é usado em usinas como combústil para gerar energia e vapor. O Brasil teria condições de produzir, com cana-de-açúcar, energia equivalente à produzina pela usina de Itaipu. O diretor da Termoconsult, Denis Hamburger, ressalta o potencial: “não existe outro país no mundo que produziria enegia de biomassa a um custo menor do que nós no Brasil”. 

Outro assunto abordado nesta edição é a recuperação das matas ciliares do Rio Doce, após a tragédia de Mariana. De acordo com um estudo da Esalq/USP, o uso de mudas nativas com adubação verde deve ser a saída. A pesquisa está avaliando três técnicas diferentes de restauração e em duas situações de solo: pasto abandonado ou com lama de rejeito.

O apresentador José Luiz Tejon também realizou uma entrevista exclusiva com o ex-ministro da Agricultura, Francisco Turra, sobre a atual crise no setor depois dos escândalos da Operação Carne Fraca. 

Ouça AQUI o programa na íntegra.