Bruxelas é o espelho do que o radicalismo combate, afirma membro da embaixada

  • Por Jovem Pan
  • 22/03/2016 10h07
BRU43 ZAVENTEM (BÉLGICA) 22/03/2016.- Varios pasajeros evacúan el edificio de la terminal tras registrarse explosiones en el aeropuerto internacional de Zaventem, cerca de Bruselas (Bélgica) hoy, 22 de marzo de 2016. Al menos 13 muertos y 35 heridos se registraron hoy a causa de dos explosiones en el aeropuerto internacional de Zaventem, en Bruselas, y un número indeterminado de personas murieron en otra explosión en una estación de metro del centro de la capital europea, según medios locales. EFE/Laurent Dubrule EFE Atentados no aeroporto de Bruxelas

 O encarregado de negócios da Embaixada Brasileira em Bruxelas, Luciano Macieira, falou à Jovem Pan que o clima na cidade é de perplexidade: “Tudo aconteceu no início da manhã quando as pessoas estavam indo ao trabalho, foram todos pegos de surpresa”.

Ao ser questionado sobre o terrorismo crescente na Europa, Macieira explica que Bruxelas, como sede da União Europeia, representa valores combatidos pelos radicais: “O fenômeno do terrorismo é muito amplo. (…) Já que Bruxelas é a sede da UE, é a capital da Europa, simboliza o que é a Europa, se antepõe a alguns interesses do radicalismo. Se o radicalismo se antepõe às instituições do ocidente, democráticas, Bruxelas é um espelho”.

Macieira informou que bondes, ônibus, o aeroporto e o metrô, assim como algumas vias da cidade estão fechadas. O quarteirão que concentra todos os prédios de órgãos ligados à União Europeia está sob forte vigilância.

O consulado do Brasil em Bruxelas mantém um gabinete de plantão que dará orientações para brasileiros que estão na cidade. O telefone é (32) 478 94 91 07. Em toda a cidade a telefonia está saturada devido ao grande fluxo de ligações da manhã desta terça-feira.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.