Ayrton Senna faria 58 anos nesta quarta; relembre 1ª vitória do ídolo no Brasil 

  • Por Jovem Pan
  • 21/03/2018 12h39
Estadão ConteúdoSenna, ayrton senna, 1991, interlagos, gp brasilEm 1991, Ayrton Senna da Silva superou inúmeras adversidades e ganhou, na raça, a sua primeira corrida no Brasil

Tricampeão mundial de Fórmula 1, Ayrton Senna completaria 58 anos de idade nesta quarta-feira, 21 de março de 2018. Para homenageá-lo, a Rádio Jovem Pan revisitou os seus arquivos e resgatou a emocionante narração de Nilson Cesar da primeira vitória do piloto no Brasil, em Interlagos, no dia 24 de março de 1991 – confira no fim do texto.

Em 1991, Senna já era um piloto consagrado, bicampeão, mas havia algo que o incomodava: nunca conseguira vencer em Interlagos, dentro de casa. Naquela temporada tampouco parecia que ele alcançaria o seu objetivo, pois muitos fatores se colocaram entre o piloto e a vitória. Nenhum deles, porém, conseguiu mudar o destino – ao contrário: essas dificuldades apenas valorizaram o triunfo e tornaram aquele momento épico. 

Após largar na pole, Ayrton foi perseguido por Nigel Mansell. O britânico, no entanto, teve problemas com um pneu furado e perdeu 27 segundos nos boxes. A chuva que se insinuava nos céus de São Paulo desabou e deixou a pista de Interlagos extremamente escorregadia. Aliado a isso, as marchas do carro da McLaren começaram a falhar, e logo o brasileiro se viu limitado à primeira e sexta marchas. 

Por causa disso, Senna começou a fazer voltas muito mais lentas que o italiano Riccardo Patrese, que começava a ameaçar sua liderança. Foi necessário muito esforço físico para dominar o carro com apenas duas marchas manuais e dirigi-lo até o fim da prova. 

Ao sair do carro, Ayrton Senna teve de ser carregado – estava exausto até mesmo para ficar de pé. Nas entrevistas após a vitória histórica, o então bicampeão (o terceiro campeonato viria naquele mesmo ano de 1991) agradeceu a Deus e descreveu de forma quase religiosa aquela jornada. Isso aumentou ainda mais a aura que envolveu Senna durante sua vida e sua relação com o povo brasileiro.