Cantareira chega ao 10º dia consecutivo sem queda e mantém nível de 47,7%

  • Por Jovem Pan
  • 12/07/2016 08h48
Vagner Campos / A2 FOTOGRAFIA Cantareira

Mesmo com a falta de chuva, Sistema Cantareira chega ao décimo dia com o nível estável em 47,7%, levando em conta apenas o volume útil.

O reservatório que sofreu com a estiagem em 2014 e 2015 segue preservado com uma menor retirada de água pela Sabesp. O período seco deve terminar apenas em setembro com a volta das precipitações ao Estado de São Paulo.

O meteorologista do Centro de Gerenciamento de Emergência, Michel Pantera, destacou que a chuva ficará dentro da média nos próximos 60 dias: “neutralidade climática nos próximos meses. Então teremos chuvas em torno do normal, na média. Temos os tempos mais secos pela frente”

O meteorologista do CGE, Michel Pantera, lembrou que a chuva do começo do ano ajudou na recuperação do Cantareira.

Falando a Thiago Uberreich, o professor de hidrologia da Unicamp, Antônio Carlos Zuffo, alertou para precipitações menores a partir de setembro: “houve uma recarga nos aquíferos. A água infiltrou muito no solo e portanto reabasteceu os reservatórios do solo. É o que mantém as vazões sem chuva”.

Zuffo, explicou ainda que o solo mais encharcado evita que o nível do Cantareira caia, mesmo no inverno. O sistema Alto Tietê, que também sofreu muito com a estiagem dos dois últimos anos, está se recuperando e tem volume em 46,5%.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.