Comércio de SP deve registrar queda de 9% nas vendas do Dia dos Pais

  • Por Jovem Pan
  • 05/08/2016 08h40
SAMSUNG Marcos Santos/USP Imagens Interior de loja de roupas com diversos consumidores -tecidos

Crise deve colaborar com novo resultado negativo para o comércio também durante o Dia dos Pais. O movimento nas vendas deve ter queda de 9% em 2016, segundo levantamento da Associação Comercial de São Paulo.

A redução do poder de compra, o aumento do desemprego e a inflação são alguns dos fatores que justificam essa retração.

O diretor do Instituto de Economia da Associação Comercial de São Paulo, Marcel Solimeo, afirmou que uma melhora nas vendas é esperada somente no Natal: “é possível que no Natal a gente tenha um resultado positivo ou muito próximo de positivo”.

Já uma outra pesquisa do SPC Brasil apontou que quatro em cada dez brasileiros não vão comprar presentes neste Dia dos Pais.

A economista-chefe da entidade, Marcela Kawauti, explicou ao repórter Anderson Costa os motivos dos filhos para deixar muitos pais de “mãos abanando”. “Os motivos financeiros mais apresentados foram falta de dinheiro e o desemprego. O valor vai diminuir porque o brasileiro que vai comprar presente ainda se depara com uma situação econômica um pouco mais difícil que o ano passado”, contou.

Kawauti lembrou ainda que, nas próximas datas comemorativas, as quedas nas vendas devem ser menores que as registradas em 2015. O tíquete médio neste ano será de R$ 115, mas quase 70% dos brasileiros apontam que os presentes estão mais caros do que em 2015.

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