Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” de quinta-feira (23/04/2015)

  • Por Jovem Pan
  • 23/04/2015 19h03

Reinaldo Azevedo, Patrick Santos e Victor LaRegina comentaram os principais assuntos desta quinta-feira (23) em “Os Pingos nos Is”.

Em seu editorial de abertura, Reinaldo Azevedo falou sobre o protesto dos professores de São Paulo, realizada hoje. A manifestação aconteceu depois de uma reunião entre a direção da Apeoesp, o sindicato da rede oficial de ensino, e o secretário de Educação, Herman Woorvald (saiba mais no editorial completo).

Outros destaques do programa foram:

– Nesta quarta-feira, a Câmara dos Deputados aprovou, por 230 votos a 203, o texto-base do PL 4.330, da terceirização. A derrota do governo Dilma aconteceu mesmo com a mobilização de três ministros: Joaquim Levy, que tentou usar o projeto para arrecadar, o petista Ricardo Berzoini e o peemedebista Eliseu Padilha.

– O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, já comentou essa ameaça de Renan Calheiros. À Folha ele afirmou que, caso seu par no Senado atrase a votação do projeto que regulamenta a terceirização, propostas de senadores também podem ter o mesmo tratamento na Câmara dos Deputados.

– O juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal do Paraná, determinou a soltura de Marice Correa de Lima, cunhada do ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto.

– A Petrobras divulgou, com cinco meses de atraso, os números auditados do terceiro trimestre da companhia, e o balanço de 2014. A corrupção descoberta pela Operação Lava Jato e a má gestão levaram a estatal a apurar seu primeiro prejuízo em 23 anos.

– Nesta quinta-feira o mercado reagiu aos números do balanço da Petrobras. Na abertura das negociações, pela manhã, as ações da estatal chegaram a cair mais de 8%.

– Em depoimento à CPI da Petrobras, o executivo da Toyo Setal Augusto Mendonça Neto afirmou hoje que fez doações eleitorais ao PT a pedido de Renato Duque, então diretor de serviços da estatal.

– O Tribunal Superior Eleitoral multou em 30 mil reais a coligação da campanha de reeleição da presidente Dilma Rousseff por propaganda irregular no site Muda Mais, durante as eleições do ano passado.

– O Ministério do Trabalho informou nesta quinta que o país voltou a contratar em março deste ano, interrompendo uma sequência de demissões que vinha desde dezembro.

– O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, negou hoje o pedido para anular a prisão preventiva do ex-deputado Pedro Corrêa. Ele é investigado por participação no esquema de corrupção da Petrobras.

– Os caminhoneiros voltaram a protestar na noite de ontem após um recuo do governo federal. A categoria se reuniu nesta quarta com o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Miguel Rossetto, e não chegou a um acordo sobre a criação de uma tabela de frete mínimo, reivindicação pedida pelos caminhoneiros na paralisação realizada no mês de março.

– Em sua primeira entrevista após a conturbada saída do Ministério da Educação, o ex-ministro Cid Gomes avaliou que o Brasil vive hoje uma espécie de “presidencialismo parlamentar”.

– Os estudantes que possuem contratos ativos do Fies terão um prazo adicional para solicitar a renovação do financiamento estudantil. Agora, o prazo final será 29 de maio.

– Duas comissões do governo federal, em documento conjunto, se manifestaram a favor da condenação de militares que cometeram crimes na ditadura.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.