Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” desta quinta-feira (16/04/2015)

  • Por Jovem Pan
  • 16/04/2015 19h22

Reinaldo Azevedo, Patrick Santos e Victor LaRegina comentaram os principais assuntos desta quinat-feira (16) em “Os Pingos nos Is”.

Em seu editorial de abertura, Reinaldo Azevedo falou sobre a “pedalada fiscal”. “Em síntese: o Tesouro, no ano passado, retardou o repasse que deveria fazer aos bancos públicos: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e BNDES. Esses entes são gestores ou meros intermediários do dinheiro que financia políticas públicas. Como o governo não fez a sua parte, tiveram de recorrer ao próprio caixa para arcar com as despesas, sendo ressarcidos depois. Isso caracteriza uma forma de empréstimo dos bancos ao Tesouro, o que é vedado pela Lei de Responsabilidade Fiscal”.

Para Reinaldo Azevedo, Dilma Rousseff deve ser investigada e questionou: “dada a reeleição, um presidente da República pode cometer crimes de responsabilidade, inclusive com o propósito para se reeleger, e não poderá ser processado por isso? Todos vamos concordar que o crime compensa, é isso?” (saiba mais no editorial completo).

Outros destaques do programa foram:

– O advogado-geral da União, Luiz Inácio Adams, negou que o governo tenha violado a Lei de Responsabilidade Fiscal.

– A CPI da Petrobras ouviu hoje o presidente do BNDES, Luciano Coutinho. Segundo ele, o banco não desembolsou recursos para a Sete Brasil.

– O nome do novo tesoureiro do PT, que vai substituir João Vaccari Neto, só deve ser definido amanhã, na reunião do Diretório Nacional da legenda.

– A Caixa Econômica Federal informou nesta quinta que elevou pela segunda vez no ano a taxa de juros no financiamento de imóveis residenciais contratados com recursos da poupança.

– A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional, Christine Lagarde, disse hoje que as economias emergentes não estão indo tão bem quanto a instituição previa, citando o Brasil como exemplo negativo no grupo.

– A presidente Dilma Rousseff deu posse hoje ao ex-deputado Henrique Eduardo Alves no Ministério do Turismo.

– O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, afirmou nesta quinta que o projeto de lei que permite a expansão da terceirização no país será votado na próxima quarta, mesmo sem que haja consenso.

– O presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, afirmou que a sigla irá fazer o pedido de impedimento de Dilma Rousseff caso se comprove a participação dela nas chamadas “pedaladas fiscais”.

– O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes afirmou, nesta quinta, que restringir as doações de campanha a pessoas físicas e ao financiamento público, proibindo doações de empresas, seria “uma encomenda de laranjal”.

– O governo montou uma estratégia nesta quinta-feira para barrar o avanço da proposta que reduz a quantidade de ministérios no governo da presidente Dilma Rousseff, passando de 38 para vinte.

– Em dois meses, os brasileiros pagaram Um bilhão e 200 milhões de reais a mais nas contas de luz devido à taxa das bandeiras tarifárias, que começou a vigorar em 2015.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.