Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” desta quinta-feira (20/04/2015)

  • Por Jovem Pan
  • 20/08/2015 19h32

Reinaldo Azevedo, Patrick Santos e Victor LaRegina comentaram os principais assuntos desta quinta-feira (20) em “Os Pingos nos Is”.

Durante seu editorial, Reinaldo comentou trechos da “Carta à Nação”, lançada nesta quarta pela OAB, CNI (Confederação Nacional da Indústria), CNT (Confederação Nacional do Transportes) e CNS (Confederação Nacional da Saúde). À diferença do que se noticiou por aí, o texto não descarta, nem por ora, nem para sempre, o impeachment da presidente Dilma, disse Reinaldo. Leia e ouça o editorial completo aqui.

Também foram comentadas durante o programa as seguintes notícias:

  • O procurador-geral da República Rodrigo Janot protocolou na tarde de hoje no Supremo Tribunal Federal a denúncia contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, pelos supostos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro apontados durante a Operação Lava Jato. Segundo a denúncia, Cunha recebeu propina após o fechamento de contratos entre a Petrobras e a Samsung Heavy Industries, da Coreia, para fornecimento de navios-sondas para a estatal do petróleo. A partir de agora, o ministro relator dos casos relacionados à Lava Jato no STF, Teori Zavascki, deve submeter a denúncia aos colegas ministros do Supremo que decidirão, em sessão plenária, se a acolhem ou a rejeitam.
  • A Procuradoria-Geral da República também protocolou nesta tarde no STF a denúncia contra o senador e ex-presidente da República Fernando Collor. No caso de Collor, as investigações indicam que o parlamentar recebeu R$ 26 milhões em propina, entre os anos de 2010 e 2014, através de um esquema de lavagem de dinheiro.
  • O presidente do diretório estadual do PT disse ao jornal que viu um caráter “nazi-fascista” nas manifestações de rua ocorridas no último domingo. Segundo ele, esse nazifascismo foi manifestado no desejo de que Lula seja preso e de que Dilma tivesse morrido na ditadura. Sobre os protestos que acontecem nesta quinta em alguns estados, protesto convocado pelo próprio PT, Emídio de Souza afirmou que é necessário unir a esquerda do país contra uma “direita agressiva”.
  • Outro que deu entrevista à Folha foi o líder do MTST Guilherme Boulos. Segundo ele, os protestos de hoje não são “nem de longe em defesa do governo Dilma”. Ele disse também que o ato não é partidário e que é mentira a história de que manifestantes recebem dinheiro ou comida para comparecerem aos eventos. Questionado se ele estava com receio de que seriam hostilizados, Boulos afirmou o seguinte: “Essa gente agrediu velhinha na avenida Paulista, gari no Leblon, usou cartaz dizendo que era uma pena Dilma não ter morrido na ditadura. Não dá para confiar no senso humanitário desse pessoal. Agora, que se tenha claro, pau que bate em Chico bate em Francisco. O ato é pacífico, mas o povo pobre já engoliu muita humilhação dessa turma dos Jardins e engole diariamente lavando a privada deles. Nós não estaremos na rua para aguentar mais humilhação”.
  • O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, votou hoje a favor da descriminalização do porte de drogas para consumo pessoal. O julgamento foi interrompido em seguida, com o pedido de vista do ministro Edson Fachin, e não há previsão para quando o tema voltará a ser analisado. Relator da ação sobre o assunto no STF, Mendes foi o primeiro a votar num processo que pretende derrubar a condenação de um homem que assumiu a posse de 3 gramas de maconha. A decisão final, que será aplicada para todos os casos semelhantes, ainda depende do voto dos outros 10 ministros da Corte.

Ouça o programa completo no áudio do começo do texto

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.