Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” desta sexta-feira (08/05/2015)

  • Por Jovem Pan
  • 08/05/2015 19h20

Reinaldo Azevedo, Patrick Santos e Victor LaRegina comentaram os principais assuntos desta sexta-feira (08) em “Os Pingos nos Is”.

Em seu editorial de abertura, Reinaldo Azevedo falou sobre a declaração do ex-presidente uruguaio José Mujica, em livro-depoimento, que Lula lhe confidenciou um crime contra o Estado brasileiro.

No livro-depoimento chamado “Una Oveja Negra al Poder” (Uma ovelha negra no poder), escrito pelos jornalistas Andrés Danza e Ernesto Tulbovitz, Lula lhe confidenciou que o mensalão “era a única forma de governar o Brasil” (saiba mais no editorial completo).

Outros destaques do programa foram:

– A Justiça paulista proibiu o governo de São Paulo de cortar o salário de professores grevistas da rede estadual.

– Cerca de mil docentes da rede estadual em greve, segundo a Polícia Militar, aprovaram a continuidade da paralisação em assembleia nesta sexta-feira no vão livre do Museu de Arte em São Paulo.

– O presidente do Senado, Renan Calheiros, afirmou hoje que a nota técnica de um consultor da Casa que aponta violação do “ordenamento legal” do jurista Luiz Edson Fachin quando ocupou cargo de procurador do Paraná e exerceu a advocacia ao mesmo tempo é uma “opinião pessoal”.

– Segundo Renan, a promulgação da PEC 457, a mal chamada “PEC da Bengala”, prevê que os atuais ministros do Supremo Tribunal Federal e de tribunais superiores passem por uma nova sabatina no Senado caso desejem ficar até os 75 anos no cargo.

– O ministro do Supremo Teori Zavaski autorizou que os advogados de Eduardo Cunha tenham acesso aos dados recolhidos pela Procuradoria Geral da República.

– Após a aprovação apertada da MP 665, petistas e líderes da base aliada decidiram pedir a presidente Dilma Rousseff a saída do ministro do Trabalho, Manoel Dias.

– O ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante agradeceu hoje, em entrevista ao Estadão, a conduta dos aliados e avisou que eles “serão interlocutores prioritários na construção do segundo escalão”.

– A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA, chegou a 4,56% apenas nos 4 primeiros meses do ano e já ultrapassou o centro da meta estipulada pelo governo.

– A Folha de São Paulo revelou hoje que o ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega, tentou impedir a divulgação de um cálculo encomendado pela Petrobras que indicava perdas de 88 bilhões e 600 milhões de reais no patrimônio da estatal.

– O Partido Conservador obteve a maioria absoluta no Parlamento britânico, surpreendendo com 331 de um total de 650 assentos.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.