Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” desta sexta-feira (21/08/2015)

  • Por Jovem Pan
  • 21/08/2015 19h03

Reinaldo Azevedo, Patrick Santos e Victor LaRegina comentaram os principais assuntos desta sexta-feira (21) em “Os Pingos nos Is”.

Em seu editorial de abertura, Reinaldo Azevedo disse que o PT perdeu as ruas e se tornou um partido contra o povo e falou sobre as manifestações desta quinta (20), que reuniram 73 mil pessoas no país.

Outros destaques do programa foram:

– O Datafolha divulgou nesta sexta estatísticas sobre a manifestação de ontem, organizada pela CUT e os ditos movimentos sociais. Segundo o instituto, 54% dos manifestantes que foram às ruas em São Paulo aprovam o governo Dilma Rousseff. Para 25%, a gestão é regular. E 20% a classificam como ruim ou péssima.

– O Datafolha também traçou uma comparação entre as duas últimas manifestações: a de quinta, dia 20, e a de domingo, dia 16. Os dados do instituto indicam que 52% das pessoas tinham ensino superior na manifestação petista. O número sobe para 60% no protesto anti-Dilma. No ato de quinta, pessoas de famílias com renda de até dois salários mínimos somariam 24%; no antipetista, de domingo, apenas 6%.

– O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, descartou qualquer possibilidade de renúncia, um dia depois de ter sido denunciado pela Procuradoria Geral da República por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

– O relator dos inquéritos da Lava Jato no STF, ministro Teori Zavascki, determinou hoje que Eduardo Cunha e o senador Fernando Collor sejam notificados para apresentar defesa às denúncias em 15 dias.

– Ministros e assessores da presidente Dilma afirmaram, em caráter reservado, que a denúncia contra o Cunha criará muita “instabilidade” institucional nas próximas semanas.

– O Brasil fechou 157 mil 905 vagas formais de emprego em julho, o pior resultado para o mês dentro de toda a série histórica, iniciada em 1992. Esse também foi o quarto mês seguido de retração no número de empregos.

– A prévia da inflação oficial do país atingiu neste mês o maior nível para agosto desde 2004. Apesar disso, o IPCA-15 desacelerou na comparação mensal: de 0,59% em julho para 0,43% agora.

– O Ministério da Fazenda estuda propor ao governo pagar parte do adiantamento do 13º salário dos beneficiários da Previdência Social em duas parcelas, uma que seria paga ainda em setembro, de 25%, e outra em outubro, dos outros 25%. Os 50% restantes viriam em dezembro, como já ocorre hoje.

– A presidente Dilma Rousseff disse hoje, em Pernambuco, que o governo terá de “apertar o cinto”, mas que isso não afetará os programas sociais.

– A Polícia Federal enviou ao STF um relatório atestando que os deputados Luis Fernando Farias, do PP de Minas, e José Otávio Germano, do PP do Rio Grande do Sul, pagaram propina à diretoria da Petrobras em troca de benefícios à empresa Fidens Engenharia.

– O esquema desmontado na Lava Jato revelou uma forma nova de propina: o pixuleco solidário. Segundo o delator Milton Pascowitch, João Vaccari Neto, então tesoureiro do PT, deu ordem para que parte da propina que lhe estava reservada fosse repassada a uma “mulher humilde ligada ao PT”.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.