Ex-secretária americana diz que mobilidade depende dos prefeitos

  • Por Jovem Pan
  • 03/06/2016 09h54
São Paulo- SP, 20/05/2014- Trânsito lento nos dois sentidos da avenida 23 de maio. A prefeitura suspendeu o rodízio de veículos no período da tarde de hoje (20/05), por conta da greve dos motoristas e cobradores que começou hoje. Na foto, pista no sentido aeroporto. Oswaldo Corneti/ Fotos Públicas carros

 A ex-secretária de trânsito de Nova York, Janette Sadik-Khan, em visita a São Paulo, falou com exclusividade à Jovem Pan e afirmou que a mudança na mobilidade urbana das cidades depende da vontade de seus prefeitos.

A especialista em trânsito esteve em São Paulo, nesta quinta-feira (02), e lançou o livro “Street-fight: Handbook for an Urban Revolution” (Luta de Rua: Manual para uma Revolução Urbana).

Janette diz que vê prefeitos em todo o mundo transformar suas cidades, pois estão em situação de fazer as mudanças que governos estaduais e federais não conseguem. Ela acrescenta que os prefeitos são o futuro e eles não têm que esperar para praticar mudanças na mobilidade urbana, afinal, mais de metade do planeta vive em cidades.

Para a especialista, todas as grandes cidades vivem problemas de congestionamentos, fatalidades e acidentes e, no livro, possibilidades de melhoria são mostradas. Janette diz que é possível mudar as suas ruas em tempo real, olhando de forma diferente. Há meios para mover-se rapidamente e as mudanças não tem que custar um monte de dinheiro e pode ser possível de ser medida e mostrar resultados e as pessoas podem entender como as ruas podem mudar.

Durante seu tempo como Secretária de Transportes de Nova York, entre 2007 e 2013, Janette Sadik-Khan conseguiu transformar as ruas da maior cidade do mundo em espaços dinâmicos seguros para pedestres e ciclistas.

Reportagem: Fernando Martins

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.