“Governo não foi pessimista o suficiente”, diz especialista sobre queda na arrecadação

  • Por Jovem Pan
  • 18/11/2015 13h31
Marcos Santos/USP Imagens Imposto de renda

Arrecadação do Governo Federal é a pior no mês de outubro nos últimos seis anos e Receita não sabe quando a situação vai melhorar. O Leão conseguiu devorar pouco mais de R$ 100 bilhões da sociedade neste ano contra quase R$ 117 bilhões em 2014: uma queda superior a 11%.

O chefe do Centro de Estudos Tributários da Receita Federal, Claudemir Malaquias, afirma que a economia fraca explica o encurtamento do dinheiro para o Governo. Ele adverte para a inércia da economia capaz de garantir mais resultados fracos nos próximos meses: “Aquelas empresas que vinham efetuando recolhimentos de determinado valor, elas diminuíram esse valor justamente por conta da diminuição da sua atividade econômica”.

O economista, André Sacconatto, afirma que o Governo foi otimista demais com o comportamento da economia e agora enfrenta muitas dificuldades. Ele salienta que o resultado do erro de cálculo na arrecadação será um rombo maior no orçamento: ”O governo não foi pessimista o suficiente no começo do ano em relação ao que aconteceria com a economia. Isso fez com que os rombos, ou seja, o déficit que o governo teve e ainda vem tendo, fosse muito maior do que efetivamente se esperava no começo do ano”.

André Sacconatto acrescenta que a queda na arrecadação prejudica a trajetória da dívida do Governo Federal, que não para de crescer. O economista lembra que os investidores externos estão sempre de olho nessa equação para decidir se aplicam ou não seu dinheiro no país.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.