0:00
0:00

Homem que usou helicóptero para resgatar detentos, em 2003, é preso em SP

  • Por Jovem Pan
  • 11/01/2017 08h43
luisrock62 / morgueFileluisrock62 / morgueFileHelicóptero

A Polícia Civil de São Paulo prendeu um homem que teria ajudado dois detentos a fugirem de um presídio em Guarulhos, em julho de 2003.

O suspeito, de 33 anos, sequestrou um piloto de helicóptero e obrigou o condutor da aeronave a pousar na cadeia.

Os detentos que seriam resgatados eram dois assassinos, condenados por matar um policial do Deic, mas a operação não deu certo. Na ocasião, o helicóptero chegou a pousar na prisão, mas agentes penitenciários atiraram contra o piloto e fuga foi impedida.

O idealizador do plano foi detido na época, mas estava foragido desde 2015.

O delegado Antônio José Pereira, do Deic, explica que o criminoso conseguiu escapar da prisão, após receber o benefício da saída temporária do dia dos Pais.

“Em 2003 ele arquitetou a fuga do presídio para resgatar os dois indivíduos. Ele foi para lá, houve troca de tiros, estava armado de pistola. O piloto foi baleado e todos foram presos. Em 2003 ele foi autuado em flagrante e condenado a 33 anos em regime fechado. Conclui 12 anos e no regime semiaberto, no primeiro final de semana do Dia dos Pais, ele abandonou o sistema”, disse.

De acordo com o delegado Antonio José Pereira, o suspeito passou a utilizar documentos falsos, após a fuga, para não ser identificado.

Ele foi detido por policiais do Deic, em um imóvel no bairro de Pirituba, na Zona Oeste de São Paulo.

*Informações do repórter Vitor Brown