Inadimplência cresce no 1º semestre deste ano e deve voltar a cair em 2017

  • Por Jovem Pan
  • 12/07/2016 08h03
Agência Brasil Cheque

Inadimplência cresce no primeiro semestre e deve voltar a cair somente com a retomada do emprego a partir de 2017, dizem especialistas.

Segundo a Boa Vista SCPC, o total de consumidores que não conseguiram pagar as dívidas subiu 2,8% nos primeiros seis meses de 2016.

O levantamento aponta ainda que há mais inadimplentes na região centro-oeste do País e menos no Nordeste e no Norte.

O economista da entidade, Flávio Calife, explicou que a diferença está ligada à oferta de crédito em cada localidade: “no nordeste tem mais que no centro-oeste. Normalmente, isso está ligado ao ciclo de crédito. Houve tomada de crédito maior levando ao não pagamento de algumas daquelas dívidas somadas”.

Já uma outra pesquisa, do SPC Brasil, aponta queda entre maio e junho no total de pessoas inadimplentes no País.

A economista-chefe da entidade, Marcela Kawauti, disse ao repórter Anderson Costa que a redução do endividamento só deve ocorrer com a volta do emprego: “a notícia boa é que inadimplência não vai crescer como no ano passado, mas para cair, a gente precisa ver o mercado de trabalho se recuperar. A melhora efetiva da inadimplência deve ficar para o ano que vem”.

Nos últimos seis meses, segundo o SPC, mais de dois milhões de brasileiros foram negativados. Os economistas ressaltam que a queda pontual da inadimplência também pode estar ligada ao fato dos consumidores estarem adquirindo menos dívidas.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.