Abbas suspende contatos com Israel após confrontos na Esplanada das Mesquitas

  • Por Jovem Pan
  • 22/07/2017 08h19 - Atualizado em 22/07/2017 10h49
EFE Homens de origem palestina com menos de 50 anos tiveram barrada sua entrada na Esplanada, e não puderam participar da oração muçulmana

Presidente da Autoridade Palestina suspende todos os contatos oficiais com Israel até que as medidas de segurança implementadas na Esplanada das Mesquitas sejam anuladas.

Mahmoud Abbas fez o anúncio após vários confrontos entre manifestantes palestinos e as forças israelenses, que deixaram pelo menos três mortos e centenas de feridos em Jerusalém e na Cisjordânia ocupada.

Nesta sexta-feira (21), homens de origem palestina com menos de 50 anos tiveram barrada sua entrada na Esplanada, e não puderam participar da oração muçulmana.

A restrição imposta pela polícia israelense provocou revolta entre os palestinos, que começaram a protestar nas ruas próximas e jogar pedras contra soldados israelenses.

A polícia usou bombas de gás lacrimogêneo para dispersá-los. Três pessoas morreram e centenas ficaram feridas.

O local onde ocorreu a confusão abriga a mesquita que é o terceiro lugar mais sagrado do Islã e o Muro das Lamentações, o ponto mais cultuado pelos judeus.

A nova restrição é mais uma reação do estado de Israel após o ataque que deixou dois policiais israelenses e três palestinos suspeitos mortos na semana passada.

Logo após o ataque, o acesso à Cidade Velha ficou fechado e foi reaberto após a instalação de detectores de metal. A medida provocou revolta entre os palestinos, mas a polícia afirma que os dispositivos são necessários para evitar novos ataques.

*Informações do repórter Victor LaRegina

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.