Aécio ressalta vitória “avassaladora” do PSDB e espera influência em 2018

  • Por Jovem Pan
  • 01/11/2016 08h47
EFE/Mario Cruz Aécio Neves EFE

Passadas as eleições municipais e tido como o segundo partido que mais elegeu prefeitos no País, o PSDB foi o que mais elegeu mandatários em 28 grandes cidades brasileiras. Nas disputas de segundo turno, a sigla foi a vitoriosa e elegeu 14 nos prefeitos.

Especificamente em Belo Horizonte (MG), no entanto, o partido não conseguiu eleger o candidato do senador Aécio Neves: João Leite. O “segundo lugar”, porém, não foi motivo para que o presidente nacional do partido se demonstrasse como derrotado.

Em entrevista exclusiva ao Jornal da Manhã, da rádio Jovem Pan, Aécio Neves lamentou ter perdido a eleição, mas destacou a vitória “avassaladora” do partido no Estado de Minas Gerais.

“Hoje comemoramos vitórias expressivas e é preciso que essas administrações tenham um resultado positivo para que tenham influência em 2018”, disse o senador.

O tucano negou ainda a preocupação em desfazer a imagem de derrotado por conta do resultado de BH: “não tenho essa preocupação, é uma leitura que respeito, mas nada nos permite subestimar a importância política que o PSDB teve. Não tivemos uma vitória concentrada em um Estado ou capital. PSDB é o mais vitorioso em eleições municipais da história”.

Alckmin vencedor em SP

Já o governador Geraldo Alckmin foi destacado como o grande vencedor das eleições no Estado de São Paulo. Com a vitória em primeiro turno de seu candidato, João Doria, na capital, o nome de Alckmin ganhou força para 2018.

“O resultado em São Paulo foi extraordinário. Nós aplaudimos o governador e aqueles que contribuíram com o projeto. Assim como em outras regiões. Mas a forla de Alckmin é tamanha que, mesmo se nosso candidato tivesse perdido em SP ele seria um nome presidenciável extremamente forte”, ressaltou o senador.

Aécio evitou, entretanto, antecipar o processo de eleições internas para eleger o nome da disputa presidencial em 2018 e destacou que a prioridade deve ser a agenda de reformas do Governo Temer.

Lava Jato pode influenciar em 2018?

Segundo Aécio Neves, a Operação Lava Jato, que apura desvios na Petrobras, cumpriu um papel importante no cenário político: “dizimou o PT em várias regiões”.

Jà sobre a possibilidade de nomes do PSDB serem envolvidos nas investigações, Aécio garantiu que se houver denúncia comprovada, o envolvido “terá de dar explicações”.

Confira a entrevista completa:

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.